Página Inicial

Minha Opinião

quarta-feira, 25 de janeiro de 2012, 09h36m

PM do Tocantins: hora de fazer concurso, identificar e expulsar milícias e valorizar os bons

A execução do menor acusado de ter assassinado o Cabo Lins, ocorrida dentro de uma unidade de correção da Secretaria de Segurança Pública esta semana incendiou as discussões nas redes sociais envolvendo a PM. Não falta quem aponte precipitadamente e sem provas, militares de terem feito o serviço, para vingar a morte do companheiro
Roberta Tum 
Sherlyton Ribeiro A Polícia Militar vive situação provocada pela falta de concurso e promoções desordenadas
A Polícia Militar vive situação provocada pela falta de concurso e promoções desordenadas

Sem pré-julgamentos, o momento que vive a PM no Tocantins é a meu ver, emblemático. Do que governo e comando fizerem agora depende o futuro desta corporação, até aqui, mais motivo de orgulho do que de eventuais constrangimentos à população tocantinense.

A acusação – velada em alguns casos e explícita em outros – por parte de populares que suspeitam de que a execução do menor infrator em Gurupi, após sua participação no crime que vitimou o Cabo Lins, tenha envolvimento de militares é precipitada por um lado e sintomática por outro.

No espaço reservado a comentários das reportagens que trataram do assunto o debate se acirrou entre gente que se identifica como pertencente aos quadros da Segurança Pública, e que condena o que considera superproteção a menores infratores por parte dos organismos de defesa dos direitos humanos, e os que defendem - e com razão – que o Estado cumpra seu papel de garantir a segurança de presos, menores ou não. E que organizações paramilitares não tomem a justiça em suas mãos para executar sem julgamento quem quer que seja. Por pior e doloroso que seja o crime.

Balança da justiça não deve pender

A investigação que busca apurar os responsáveis pela execução do menor acusado de assassinar o Cabo é necessária e precisa ser correta, justa. Por outro lado, a exposição de militares sempre na linha de tiro, com mortes recentes em combate precisa ser valorizada, e os crimes cometidos contra aqueles que têm como missão proteger a comunidade, rapidamente investigados e severamente punidos.

Não há como aceitar dois pesos e duas medidas. Se houvesse, a medida maior (em agilidade na hora de apurar e sentenciar criminosos) deveria ser em favor de quem trilha o caminho do bem, da lei, da ordem, por mais que a pobreza e outras situações comprometedoras e de risco empurrem as pessoas para o caminho do crime. Fator social interfere, mas não determina o caráter e o caminho de um cidadão.

PM sem soldados clama por concurso público

A Polícia Militar no Tocantins vive uma situação provocada pela falta de concurso e pelas promoções desordenadas, realizadas sob critérios duvidosos nos últimos anos.: a falta de soldados. No ditado popular, é muito cacique, para pouco ou quase nenhum índio.

Nos últimos anos, reclamações chegaram aqui a cada promoção. Partiram de parentes e amigos de policiais antigos no combate ao crime, preteridos em promoções dadas a gente próxima do poder por outras vias. É fato. Coisas deste tipo minam a fé do militar nos princípios basilares da organização militar: hierarquia, disciplina, e promoções por critérios de antiguidade e merecimento.

Com todo este quadro evoluindo nos últimos três anos, chegou um momento decisivo para a PM. Se não valorizar os bons, reestabelecer a hierarquia e punir exemplarmente com o desligamento policiais envolvidos com milícias, governo e comando da PM perderão o controle da corporação. E nós, sociedade perderemos a chance de manter uma das melhores polícias do Norte do País, e a oportunidade de fortalece-la ainda mais.

Milícias e afins: hora de identificar e expulsar

Denúncias de grupos de policiais oferecendo segurança fora do expediente, e pessoas sofrendo consequências como furtos em suas residências depois de recusar a contratação destes serviços, já chegaram ao conhecimento do comando no ano que passou. Assim como a denúncia chegou a este e outros veículos de imprensa. O que para nós, jornalistas é algo difícil de investigar e provar, até pelo risco, para o comando da segurança no Estado,torna-se pauta obrigatória.

Ainda sigo defendendo a Polícia Militar do Tocantins como uma corporação de ações positivas e eficiente na maioria das vezes, por conhecê-la e acreditar em grandes valores nas suas fileiras.

As exceções, responsáveis pelo uso excessivo da força, abordagem agressiva nas ruas contra o cidadão, e eventualmente pela prática de crimes em nome de um faturamento extra ou da justiça rápida, precisam ser extirpadas da força.

Por mais que a justiça seja morosa e o resultado nem sempre conforte a quem perdeu os seus no embate das ruas, não podemos voltar ao tempo da justiça feita com as próprias mãos.

Fica o alerta: concurso para soldado urgente, investigação para excluir da força os bandidos de farda, e acima de tudo valorização dos bons. Está na hora de fortalecer a Polícia Militar que orgulha os tocantinenses. Tomara que governo e comando não percam o timing.

Prezados internautas, SEJAM BEM VINDOS ao novo espaço para comentários

Nosso sistema mudou, mas algumas regras permanecem para que este espaço promova o debate com qualidade. Vejam quais são:

1 - O comentarista deve se cadastrar para comentar, validando seu email

2 - São duas as restrições que podem motivar bloqueir: uso de palavras de baixo calão e acusações ou menções a crimes pelos quais os mencionados não tenham sido condenados em última instância de recurso.

3 - Ao comentar artigos e notícias, atenha-se ao assunto. Os comentários devem ter no máximo 500 caracteres. Se for preciso, poste a continuação.

4 -  É vedado o anonimato na manifestação da opinião. É permitido usar pseudônimos.

5 - Todos os comentários são moderados. Se o seu comentário atende as normas de civilidade aguarde sua liberação. Não é necessário postar mais de uma vez.

Importante: Especialmente na área criminal, comentários contendo ameaças, incitação à violência, preconceito racial e de gênero, além de homofobia, passarão a integrar lista de observação que poderá ser cedida às autoridades policiais e judiciárias quando necessário.

70 Comentário(s)

  • Edivaldo Galvao de Queiróz | 31/01/2012 | 23:39
    Não queiram passar por um momento onde bandidos drogados invadam sua residência e te ameaçam,aterrorizam seus filhos, porque a primeira coisa que lembramos é do 190 e com certeza seremos socorridos o mais breve possível, por isso vamos valorizar a nossa PM que é honesta, qualificada e compromissada. Nunca vi alguém da sociedade dizer como um médico deve fazer uma cirurgia,como um motorista de ônibus deve dirigir,um dentista fazer seu trabalho, porém de segurança pública todo mundo entende.
  • Concurseiro | 31/01/2012 | 11:09
    realidade do Estado quanto aos demais funcionários estaduais e dos demais policiais estaduais do Brasil, exceto os do DF que são mantidos pelo Governo Federal; os policiais estaduais do Tocantins estão ganhando bem, basta analisarmos os outros cargos de nível médio do Estado e até mesmo de nível superior, quase todos ganham menos do que os policiais estaduais. Vamos ser realista. Não estou desprezando classe nenhuma, pelo contrário, estou sendo só realista.
  • Concurseiro | 31/01/2012 | 11:02
    Não podemos fazer conclusões antecipadas e sem provas. Lendo os comentários sobre esse artigo muito pertinente e esclarecedor, percebi que alguns dos comentaristas colocam a situação como se já houvesse provas quanto a autoria da execução do menor ter partido de policiais militares, o que até o momento pelo menos não tenho conhecimento, aliás, pelas noticias que tive acesso a autoria ainda é totalmente ignorada. Quanto aos salários dos Policiais Estaduais do Tocantins, fazendo uma analise da
  • celio | 31/01/2012 | 10:04
    cidadão pimenta no dos outros é refresco, quanto ao menor que morreu,já foi tarde agora não vejo a sociedade preocupada em combater as causas e sim os efeitos do crime!
  • Cidadão | 30/01/2012 | 20:39
    Deixei bem claro que em Palmas ou em outro local do Tocantins. Não se tem (graças a Deus) uma Rocinha, um morro do Alemão, um entorno de Brasília (lugar mais violento do mundo) etc. Então qual o perigo mais acentuado que aqui o PM enfrenta?. Sejamos mais realistas.
  • ZAQUEU COSTA SANTANA | 30/01/2012 | 17:45

    CIDADÃO, A GENTE NÃO SE PODE ALIENAR À MISÉRIA DOS OUTROS. SE OS SALÁRIOS DOS PMS DE OUTROS ESTADOS SÃO BAIXOS DEVEMOS CONFORMAR COM ISTO? EU NÃO SOU POLICIAL MAS COMPANHO A JORNADA DE TRABALHO DELES E SEI QUE NÃO EXISTE UM TRABALHO MAIS PERIGOSO. UM OFICIAL DE JUSTIÇA, GANHA O TRÍPLO DE UM POLICIAL MILITAR E NÃO CORREM RISCO DE VIDA COMO OS PMS.

  • Cidadão | 29/01/2012 | 09:55
    Não se devem aventar questões salariais com relação a Policia Militar do Tocantins e dizer que o salário é baixo. Por questão de lógica salarial é só comparar o salário da PM daqui com a PM de outros estados muito mais violentos e concluir que aqui se ganha muito bem. Visto que aqui (graças a Deus) não se tem uma Rocinha, um morro do Alemão, um Entorno de Brasília (lugar mais violento do mundo) etc.
  • Cidadão | 29/01/2012 | 09:31
    Então, se um criminoso matar um pai de família que recebia um salário mínimo, a família da vitima terá também os mesmos R$ 750? Terá a família da vitima algum direito por lei no mesmo molde da família do bandido? Que estará vivo e possivelmente solto há poucos dias. Será que a justiça estará sendo feita aos familiares da vitima?
  • beline | 29/01/2012 | 00:35
    um crime nao justifica o outro nao podemos fazer justiça nem ditar pena de morte ,por iniciativa própria
  • Anna Júlia | 27/01/2012 | 18:05
    Não é o criminoso que recebe, o beneficio é para seus dependentes, logo nem todo criminoso recebe, só áqueles que se enquadram como baixa renda desde que segurado da previdência, então não é o criminoso e sim seus dependents, quem sabe pessoas do bem. o simples fato de ter um criminoso na familia não quer dizer que todos são criminosos, não vejo nada de mais pois houve contribuição e os dependentes só estão fazendo jus a um direito garantido por lei,e o benefício não e de graça.
  • jos? valter santana | 27/01/2012 | 17:18
    Temos que confiar, a justiça será feita, e nesse caso justiça é condenação aos culpados.CADEIA NELES!!!!!
  • ZAQUEU COSTA SANTANA | 27/01/2012 | 16:18
    Aonde irá parar esses Brasil, com tantos absurdos? Um trabalhador rural, após dar toda a sua vida no trabalho aposenta com um mísero salário mínimo de $ 576.00 e um deliqüente após ter cometidos os piores tipos de crimes irá receber $ 750.00. Coloque esses elementos para tralhar dia e noite para manter suas despesas e de seus familiares.
  • ZAQUEU COSTA SANTANA | 27/01/2012 | 12:53
    QUE VERGONHA PARA A SOCIEDADE JOSENILSON!!! UM CRIMINOSO RECEBER $ 750.00 POR MÊS. QUEM TIVER DESEMPREGADO, É FÁCIL DE RESOLVER O SEU PROBLEMA É SÓ COMETER O PRIMEIRO CRIME.
  • Anna Júlia | 27/01/2012 | 12:52
    Alyne, faço as sua minhas palavras, quem esse crime seja apurado, e seus autores punidos,independentemente se forem policiais ou não como forma de coibir ações desse tipo no futuro, punição exemplar na forma da lei,não igual eles fizeram mas que tenha um julgamento onde serão lhes dado o direito de ampla defese e contraditório, um crime não justifica outro em hipotese alguma caso contrário a sociedade estária regredindo ao selvagerismo.
  • ZAQUEU COSTA SANTANA | 27/01/2012 | 12:11
    DAR AUXÍLIO DE $ 750.00 PARA UM DELIQÜENTE É NO MÍNIMO INDECENTE. E AS FAMÍLIAS DAS VÍTIMAS, RECEBEM ALGUMA COISA? CONHECI UM CIDADÃO POR NOME JOÃO FALCÃO QUE ERA UM CATADOR DE GARRAFAS PARA VENDER, FOI ASSASSINADO QUASE SEM MOTIVO, DEIXOU A VIÚVA COM VÁRIAS CRIANÇAS PASSANDO FOME. VEM A PERGUNTA, ESTAS VÍTIMAS RECEBEM AUXÍLIO? UMA CERTA VEZ EU HOUVI UM SR DESEMPREGADO DIZER, EU E MINHA FAMÍLIA ESTAMOS PASSANDO FOME, ACHO QUE EU IREI COMETER ALGUM TIPO DE CRIME, POIS OS CRIMINOSOS RECEBEM SALÁRI
  • ivanilda do Nascimento Curcino | 27/01/2012 | 11:07
    Infeizmente não sabemos mais em quem confiar ao nosso redor.... Só sei que temos que confiar no Senhor Jesus. Pois as pessoas que estão pra garantir nossa segurança são os primeiros a nos decepcionar. Penso que o que precisa é de qualificação e compromisso destes profissionais, e enquanto os malandros que n tem o que fazer irem trabalhar pra não ser preciso roubar e nem matar ninguém... só assim conseguiremos ter uma vida tranquila em uma siciedade de bem, com cidadão de bem...
  • Alyne | 27/01/2012 | 09:58
    O sentimento de alívio e justiça pq um assassino morreu é compreensivo, agora aplaudir e incentivar o ato de outros criminosos, isso sim é hipocrisia. E quem garante que o ato deles foi em represália pelo ato do menor? Como visto na matéria, pode ter sido queima de arquivo, e os assassinos do garoto poderiam estar envolvidos na morte do PM, e agora se vangloriam pq têm apoio popular. Lindo.
  • Alyne | 27/01/2012 | 09:48
    O PM, assim como o menor, foram vítimas de homicídio e pronto. Quem teve sangue para matar o menor é um indivíduo igualmente perigoso, que já pode ter cometido outros homicídios e poderá cometer outros tantos. O importante não é avaliar a vítima, e sim a conduta criminosa dos assassinos. Matar um indivíduo sem que este tenha qualquer meio de defesa dentro de um centro de segurança é crime, não importa se a vítima era o papa ou um delinquente.
  • ZAQUEU COSTA SANTANA | 27/01/2012 | 09:35
    ALINE, É CLARO QUE TODA REGRA TEM EXCEÇÃO. CONCORDO COM O SALÁRIO BAIXÍSSIMO QUA A POLÍCIA RECEBE, MAS VC DIZER QUE A POLÍCIA MILITAR É MENOS TREINADA QUE A POLÍCIA CIVIL ISTO NÃO É VERDADE PORQUE A POLÍCIA DO TOCANTINS É CONSIDERADA UMA DAS MELHORES DO PAÍS.
  • Tenente Coronel Corsini | 27/01/2012 | 09:06
    minimizar as várias formas de violência contra o cidadão, seja ela no trânsito, na escola, no comercio ou em qualquer outra atividade, a Polícia Militar não descansa, ela vive em busca de meios para solucionar tais problemas.
  • Tenente Coronel Corsini | 27/01/2012 | 09:05
    Antes de prejulgarmos qualquer pessoa, entidade, autarquia e outras por ação ou omissão, devemos ter conhecimento pleno do que vamos opinar. A Polícia Militar é uma Instituição séria e comprometida com a segurança da comunidade como um todo, protegendo a todos diuturnamente seja com suas pendências de recurso humano ou bélico. O que importa é que tanto o Comando da PM como os militares que estão nas ruas, todos estão empenhados em proporcionar o melhor de si, procurando meios para minimizar cont
  • jose edimar da gloria costa | 27/01/2012 | 00:18
    conclusões estão sendo emitidas precipitadamente jogando a corporação PMTO AO ESCÁRNIO, ISSO CHAMA-SE PRÉ-JULGAMENTO, é preciso deixar as investigações elucidar os fatos. por ter sido a morte de um PM não quer dizer que necessáriamente tenha sido PMs autores da morte deste "menor", direitos humanos tem que ser humanos genericamente.
  • ANALISTA | 26/01/2012 | 19:31
    Cont...e decretou a pena de morte. A emoção sobrepondo a razão. A volta da aplicação da lei de talião:?olho por olho, dente por dente?. O pior é que daqui mais uns dias essa tragédia estará esquecida, até que outra aconteça. Que tal ao invés de somente jogar pedras, vamos indignar sim, mas dar a nossa contribuição ampla como cidadãos e seres humanos?
  • ANALISTA | 26/01/2012 | 19:02
    Observa-se na maioria dos comentários, o sentimento de indignação pelos acontecimentos recentes: a morte do policial e a execução do menor, dois fatos lamentáveis, obviamente, que a morte do policial traz um sentimento maior de indignação por ser um agente público de boa conduta a serviço da sociedade, além do ser humano que deixa família, colegas e amigos. Por outro lado, um menor infrator, que com a prática dos seus atos importunava a sociedade,que a grosso modo julgou, condenou, e......
  • TAYMES RODRIGO DE ALMEIDA | 26/01/2012 | 17:26
    que bonitinhos todos esses comentários politicamente corretos, nunca vi tanta ipocrezia na minha vida, até parece que vcs não defendem as classes de vcs, médicos, advogados, contadores, juizes etc....sempre foi assim e sempre será....eu sou policial e visto a camisa defendo a minha classe.....tadinho desse menor que morreu ele só tinha 17 anos e ja tinha dois homicidios nas costas fora lesão corporal,vários roubos furtos e etc la no bairro dele ele era o terror. agora todos estão felizes por lá
  • Henrique de Sousa | 26/01/2012 | 17:22
    É engraçado como as pessoas não conhecem o que falam como essa Alyne, mostrando saber tudo de treinamento das policias, onde a mesma diz que a pmto tem um treinamento inferior do que a polícia civil!
  • ZAQUEU COSTA SANTANA | 26/01/2012 | 15:59
    SEJA LÁ QUEM FOR QUE RECEBA BRUNO, ESTÁ ERRAD!!! O QUE OS GOVERNANTES PRECISAM FAZER É ADECUAR AS PRISÕES COM LOCAIS APROPRIADOS PARA QUE ESSES ELEMENTOS POSSAM TRABALHAR PARA TIRAR O SEU SUSTENTO E O DOS SEUS FAMILIARES E NÃO DAR AUXÍLIO DE GRAÇA. É CLARO QUE NEM TODOS OS QUE ESTÃO PRESOS SÃO BANDIDOS, ESSES QUE NÃO SÃO BANDIDOS MERECEM UM CUIDADO ESPECIAL SIM.
  • BRUNNO RODRIGUES DA SILVA | 26/01/2012 | 13:36
    Caro Sr. Josenilson, o auxilio reclusão e devido aos dependentes de segurado do Regime Geral de Previdência, logo não será o preso que recebera o valor determinado.
  • ZAQUEU COSTA SANTANA | 26/01/2012 | 12:46
    JOSENILSON, ATÉ DÁ PARA PENSAR QUE OS BANDIDOS SÃO PAGOS PARA COMETER CRIMES. AONDE JÁ SE VIU PAGAR $ 750.00 PARA UM BANDIDO DEPOIS DE TER COMETIDO OS PIORES TIPOS DE CRIMES. E AS VÍTIMAS, QUE MUITAS VEZES FICAM DESPROTEGIDAS POR CAUSA DA AÇÃO DESSES MARGINAIS TAMBÉM RECEBEM AUXÍLIO. JÁ RECEBEM!!! E NUNCA IRÃO RECEBER, PAGO PRA VER.
  • ZAQUEU COSTA SANTANA | 26/01/2012 | 11:45
    MUITO BEM JONILSON, UM DELIQÜENTE RECEBER $ 750.00 POR MÊS, ENQUANTO UM TRABALHADOR RURAL, DEPOIS DE VELHO, QUASE MORTO DE TANTO TRABALHAR NA ROÇA PARA SUSTENTAR ÀS VEZES ATE QUEM NÃO TRABALHA, INCLUSIVE OS COLARINHOS BRANCOS, RECEBEM UMA APOSENTADORIA DE UM MÍSERO SALÁRIO MÍNIMO QUE NÃO DÁ PARA O SEU SUSTENTO. ISTO É UMA VERGONHA!!!!!!!!!!!!!! TENHO ORGULHO DE SER BRASILEIRO, MAS ÀS VEZES SINTO VERGONHA EM DIZER QUE SOU.
  • IN TOCANTINS | 26/01/2012 | 11:44
    Como se vê o sujeito nao exerceu um resquício sequer de dolo para extirpar a vida do culpado, porquanto a morte da vítima foi simplesmente a inafastável manifestação de revolta do ser duramente pisoteado pelo monstruoso aparelho estatal a serviço da cruel sociedade capitalista!!
  • IN TOCANTINS | 26/01/2012 | 11:40
    Como alguns já disseram neste post, a hipocrisia reina solta nos discursos politicamente correto. Pois de fato, no evento-crime é sempre o que morreu que é o verdadeiro culpado, porque o agente criminoso nao passa de uma vítima das desigualdades sociais, do racismo, da falta de oportunidade, da manipulação de tercerios, enfim, sao inumeras variáveis que surgem no bojo da argumentação a fim de retirar a responsabilidade ou atenuar a conduta do criminoso. (...)
  • José Augusto Dionízio | 26/01/2012 | 10:23
    DO PERIGO AO PERIGOSO - Lamentavelmente estamos caminhando para um desastre na segurança pública brasileira, pois hoje, sabemos que na maioria dos estados existem milícias e isso há mais de 30 anos. Infelizmente aqui também, começamos a presenciar tais grupos fardados ou não agirem impunimente e, certamente, sob o olhar dos colegas e superiores que, pacificamente esperam a fatalidade denunciar a truculência e selvageria estatal. Isso é o Estado matando para assombrar o cidadão. Belo Texto.
  • Henrique Anselmo | 26/01/2012 | 09:45
    Sou civíl e acredito na PM do tocantins, esta havendo mais repercusão pela morte do bandido do que a do trabalhador! "Direitos humanos" para um bandido que se porta como sei lá o quê (não quero ofender os animais). Amor com amor se paga!
  • João | 26/01/2012 | 07:26
    CORONEL 12.874,80 - TENENTE-CORONEL 11.587,32 MAJOR 10.428,59 - CAPITÃO 9.385,73 PRIMEIRO-TENENTE 7.503,20 - SEGUNDO-TENENTE 6.976,23 ASPIRANTE A OFICIAL 5.752,60 - SUBTENENTE 5.752,60 PRIMEIRO-SARGENTO 4.905,74 SEGUNDO-SARGENTO 4.413,38 TERCEIRO-SARGENTO 3.908,86 - CABO 3.778,71 SOLDADO 3.057,77. Esses são os salários da pm do Tocantins divulgado no diário do dia 20/12. Se levarmos em consideração q quase n existe soldados no estado, pois foram todos promovidos, eles ganham muito bem!!!
  • epifanio rodrigues da silva neto | 25/01/2012 | 22:55
    quando vários cidadãos de vão de taquaralto até taquarussú caminhando por irresponsabilidade de uma empresa de coletivo isso ninguém vê nem comissão de direitos humanos, ministério publico, OAB, attm e nem o estado e se quer a prefeitura, à me esqueci os políticos também que se dizem representante do povo. isso gente é que demais.
  • epifanio rodrigues da silva neto | 25/01/2012 | 22:36
    quando mata um PM um agente civil não vejo a comissão de direitos humanos erguer se quer o braço pra defendelo-os agora quando mata um bandido que vive aterrorizando a sociedade ai eles querem se entrometer em tudo se já existe a delegacia da infância e juventude pra investigar pronto. o que não pode é ficar generalizando o nome de uma centenária corporação sem provas isso não. não militar nem agente civil mais sempre que precisei fui bem atendido.
  • Doriedson Aiala | 25/01/2012 | 20:30
    Cont... acontecer com o outro, sinceramente eu espero...
  • Doriedson Aiala | 25/01/2012 | 20:29
    O ditado é certo "Bandido bom é bandido morto", estão fazendo o maior alarde pq um homicida foi morto dentro das dependências da SSP, saiu alguma coisa na mídia sobre a esposa e filhos do Cabo Lins? se saiu me desculpem mais não ví ainda, um delinquente tenta roubar uma casa e mata um pai de família que só tentou defender a casa dos pais, além da casa dos pais ele teve que reagir pois era um policial, me desculpem, mas não me interessa nem um pouco o que aconteceu com o bandido menor e o que vai
  • Anna Júlia | 25/01/2012 | 19:50
    Gilberto Milhomem, sábias palavras, caso as investigações mostrem a participação de PMs , é isso que penso a sociedade não pode conviver com agentes publicos que ora são mocinhos e outrora são bandidos, tem sim que investigar e punir exemplarmente e olha que para os crimes cometidos e a situação do em que ocorrerá a pena é bastante alta. queremos profissionais capacitados e que saibam separar respeitar as leis sejam elas boas ou ruins devem ser respeitadas.
  • Josenilson | 25/01/2012 | 18:10
    um preso no Brasil recebe mais que um trabalhador, pois seus AUXILIO RECLUSÃO MAIOR DE R$ 750,00, enquando a sociedade morre por falta de segurança, saúde e educação. Bandido tem que trabalhar na cadeia para se sustentar, pagar a sociedade pelo crime que cometeu. AFINAL QUANTO GANHAM AS MÃES DE FAMÍLIA PELOS SEUS ESPOSOS VITIMADOS PELOS BANDIDOS??? ACORDA BRASIL.... vamos discutir idade da maioridade penal (quem sabe os crime na adolescencia diminuam e rasgar o ECA, POIS É UMA ECA MESMO)
  • Josenilson | 25/01/2012 | 17:58
    RT, a sociedade está refem dos bandidos, claro que os orgãos comp. tem que investigar o caso e prender os culpados pelo crime, seja quem for, porém isto é reflexo da impunidade. Hoje a impressão que temos é que o bandido é + import. que o cidadão de bem... quantos PM morrem em seu trab. não se ve DIREITOS HUMANOS FAZENDO NADA. (AGORA QUANDO MORRE UM MARGINAL...) Já vi alguém dizendo que tinha que voltar para a cadeia pois não precisava trabalhar para comer.... absurdo!... CONTINUA.
  • ZAQUEU COSTA SANTANA | 25/01/2012 | 17:48
    A CERTEZA DA IMPUNIDADE FAZ COM QUE AS PESSOAS FAZEM "JUSTIÇA" COM SUAS PRÓPRIAS MÃOS. SE PRENDESSE CERTOS BANDIDOS E JOGASSEM A CHAVE FORA (PRISÃO PERPÉTUA), A CRIMINALIDADE COM CERTEZA DIMINUIRIA. QUANTOS CIDADÃOS DE BEM, AO ACONTECER ALGUM CRIME COM OS SEUS, NEM DENUCIA PORQUE SABEM MUITO BEM QUE NÃO RESOLVE NADA. PREFEREM VINGAREM COM SUAS PRÓPRIAS MÃOS).
  • Gilberto Milhomem Marinho | 25/01/2012 | 17:25
    Roberta, os fatos ocorridos em Gurupi envolvendo um menor infrator, pode abrir precedentes perigosos na Polícia Militar do Tocantins, considerada uma das melhores instituições de segurança do país. As autoridades devem apurar com rigor a execução, pois, os exemplos de Goiás podem macular a nossa PM. Bandidos fardados se arvoram em fazer justiça com as próprias mãos. O mal tem que ser cortado pela raiz. A expulsão dos maus policiais e punição exemplar por atos dessa natureza é o remédio.
  • MAURO | 25/01/2012 | 16:07
    Continuação... que protegem os bandidos, quando a polícia prende, a justiça manda soltar, com isso os Bandidos percebem que cometer crime é coisa normal, nada acontece mesmo. Nos temos escolas de graça, e serviço pra quem quer trabalhar, na minha opinião, bandido será sempre bandido, e as pessoas de bem não podem viver privados das suas liberdades, em função da liberdade de marginais.
  • MAURO | 25/01/2012 | 16:02
    Pra iniciar deixo um questionamento: Vocês acham que algum dia um traficante como Fernandinho Beira-Mar, vai ressocializar. A minha resposta é: Nunca. Viver na pobreza não é desculpa pra se transformar em criminoso, muitos se sujeitam a viver em lixões, a se embrenhar no crime. "Pau que nasce torto morre torto". Eu não vi tanto alvoroço quando o Policial morreu, mas agora que morreu quem matou primeiro, virou manchete de primeira página. O Problema no Brasil, não é a policia, mas sim as Leis,
  • Rodrigues | 25/01/2012 | 15:05
    Queria que tivessem a mesma preoculpação em investigar quando morre um cidadão de bem. Quando eh um marginal q morre eu vejo OAB, M.Publico, Direitos Humanos e toda a sociedade pedindo justiça e tal pela morte do marginal. Mas qtos pais de familia já morreram pelas mãos desse marginal? Talvez essa parte da sociedade q defende esse marginal não tenha nunca perdido um irmão, pai ou filho na mão de um criminoso. Qria q as autoridades se preoculpassem com tantas outras vidas de inocentes tiradas.
  • Deusa Coelho | 25/01/2012 | 14:31
    Parabens Roberta pelo comentario no momento oportuno,é bom para que as autoridades façam uma reflexao sobre um tema bastante polemico,não é com violencia que se vai combater violencia.O governo do estado precisa tomar as redeas da situaçao,e organizar a nossa querida e honrosa Policia Militar.
  • Fernando Aires | 25/01/2012 | 13:59
    Ok, certo. Vamus deixar a paixão de lado e ir direto, O cara matou o policial ? é bandido ? oferece risco à sociedade ? se sim, teve o que mereceu, justo, sangue com sangue. Agora, se é inocente, tava indo à escola, era um bom filho, honrava seus pais e não oferecia risco à sociedade. Então tem que prender quem o julgou antes da hora. Sociedade Hipócrita, quando o PM morreu, apenas algumas notas e se calaram. Agora que um Bandido morreu é esse ribuliço todo. Paciência...
  • TOMAZ DE AQUINO | 25/01/2012 | 13:56
    Roberta, na qualidade de cidadão, nós homens e mulheres não podemos aceitar a execução sumária de pessoas, independentemente de ser acusada ou não, criminosa ou réu confesso. As instituições e organizações que luta em defesa da vida devem denunciar esse tipo de crime à comissão de direitos humanos no Ministério da Justiça, até por que, esse ato covarde, praticado por motivo fútil precisa ser investigado para ser desvendado seus verdadeiros autores e mandantes, justiça neles...
  • Laura dos Anjos | 25/01/2012 | 13:05
    Sobre a morte do CB Lins sou muito enfática quando digo ?bandido bom é bando morto?, vamos largar de ser hipócritas, quando fiquei sabendo que homens encapuzados tinham matado um assassino eu achei foi bom e não me venha com esse negócio de direitos humanos. Agora, nossa PM está de parabéns, quanto aos seus salários não é tão ruim como falam, aliás, ruim é o meu salário (servidora pública municipal). Claro, sou totalmente a favor do reconhecimento destes profissionais, bem como salários maiores.
  • Francisco | 25/01/2012 | 12:54
    JÁ DISSE E REPITO: ESSE COMANDANTE GERAL FOI A PIOR ESCOLHA DO SECRETARIADO DE SIQUEIRA CAMPOS.
  • Francisco | 25/01/2012 | 12:53
    INFELISMENTE A ESCOLHA DO COMANDO GERAL É POLÍTICA E NÃO TÉCNICA, OU SEJA, O MAIS CAPACITADO E BEM QUISTO PELA TROPA.
  • Carlos Roberto | 25/01/2012 | 12:14
    Continuação O menor em questão é um contumaz infrator da Lei e detido outras vezes, porque não foi ressocializado como querem o pessoal dos direitos humanos, na realidade o q esse pessoal dos direitos querem é somente a VERBA q jorra a vontade, aqui nos EUA preso não é ressocializado é castigado, nada de visitas intimas, uniformes, solitaria pra quem descumprir regras na cadeia, no Brasil preso tem indulto, tem regalias parece até q o crime compensa. Mais ainda acredito q bandido é bandido...
  • Carlos Roberto | 25/01/2012 | 12:09
    Vamos parar de hipocrisia, aqui no Brasil e principalmente nos casos em que as vitimas são policiais sejam civis, rodoviarios, militares a população - em grande parte - e as autoridades - tambem grande parte dela - o q se nota é o contentamento em ver um policial ferido, é so ver os comentarios que circulam, dizem: "bem feito achava q so ele era homem" e outros ainda mais maldosos, infelizmente essa é a realidade no Brasil. CONTINUA
  • julio cesar | 25/01/2012 | 11:42
    a pm do tocantins esta de parabéns porque e composta de bons policiais, honestos, comprometidos e dedicados para com o serviço o que precisa ser feito para melhorar é aumentar seu efetivo para passar uma melhor sensação de segurança para sociedade que quando ver policiais nas ruas se sentem mais seguros e incentivar a qualificação dos seus profissionais, pois cerca de 70% do seu efetivo tem curso superior em alguma area e valorizar a tropa de um modo geral...
  • Gilvan Nolêto | 25/01/2012 | 11:11
    Só mais um detalhe, já que falei muito. A valorização profissional é via de mão dupla!!! Valorização não siginifica apenas salários mais altos. Para ser valorizado o policial também precisa se qualificar. Mas há inúmeros casos de policiais que em vez de se qualificar recebendo um incentivo financeito da SENASP estavam dividindo esses incentivos com outros, para que esses fizessem o curso em seu nome. É por isso que digo: valorização não se resume em melhor remuneração.
  • josé valter santana | 25/01/2012 | 11:00
    Atenção sociedade, não podemos inverter valores, mas, como ja foi dito nos demais comentários, quando tomba um policial a mídia silencía. Não concordo com vingança, no entanto, o que houve a este jovem serve para lembrar que mesmo no seio da sociedade o desejo de justiça privada é punjante, e para que isso não vire praxe, devemos acima de tudo, acreditar que não é apenas a polícia que é responsável pela segurança pública, e sim todos nós. Temos que tornar mais eficiente a justiça pública.
  • Flor de Girassol | 25/01/2012 | 10:48
    quanto ao concurso da policia militar: vejo que muitas pessoas aguardam ansiosamente por este, porém, este já somam mais de 6 anos sem concurso no estado. quantas reclamações de pessoas com idades expirada, acima dos 30 anos de idades, q não concorre mais nas provas, pois aguardavam há anos pelo concurso e a cada ano mais uma desilusão. e a vocês que aguardam pelo concurso em 2012, se preparem! não haverá concurso da policia militar em 2012! esperem pra ver.. seria quem sabe incopetência do secr
  • Concurseiro | 25/01/2012 | 10:42
    indicações politicas, isto é, prevalece a velha politica do apadrinhamento, o que desmotiva os bons profissionais e até mesmo impossibilita as promoções dos bons profissionais, uma vez que as graduações e postos passam a ser preenchidas por apadrinhados que na grande maioria são "incompetentes" e não buscam se qualificar porque sabem que vão conseguir ascensão através de indicações de seus padrinhos. Tudo isso faz com que os mais qualificados busquem reconhecimento em outras instituições.
  • Concurseiro | 25/01/2012 | 10:37
    morte do Cb Isaías que foi um excelente profissional no combate ao crime, tanto que foi executado por marginais covardes e cruéis. Diante desses fatos entendo que nossa sociedade passa por uma inversão de valores, haja vista que as pessoas de bem não são prioridades para os defensores dos direitos fundamentais da pessoa humana. Também concordo com a falta de valorização dos bons profissionais militares, uma vez que a qualificação não conta nada para o atual modelo, mas o que conta são as...
  • Flor de Girassol | 25/01/2012 | 10:37
    princípios basilares da organização militar: hierarquia, disciplina, e promoções por critérios de antiguidade e merecimento. veja roberta, que estes princípios já não existe mais no estado de tocantins. é lamentável, terrível há população... perceba-se que a cada mudança d gov. ocorre desordenadamente mudanças d patente, almento salariais, inuméras promoções a policiais. então assim: virou caso político sim.. o maior culpado d tdo isso é a própria população, q vangloria estes atos d descump.
  • Gilvan Nolêto | 25/01/2012 | 10:33
    Quando cai um policial a serviço da sociedade, há silêncio. Não temos a prática de valorizar heróis. A marginalidade está banalizada e valores invertidos. Curiosamente, qdo apenas um comente um erro, a instituição é quem fica toldada em virulento lamaçal. Condena-se mesmo quando ainda se trata de possibilidades. Geralmente temos olhos para um único homicídio, mas banalizamos 3 mil arrombamentos e furtos. Qem sabe, cuidando do máximo, consigamos evitar esse mínimo! Evitemos q o leite derrame!!
  • Concurseiro | 25/01/2012 | 10:31
    de Palmas para presidir as investigações sobre o crime, mas com relação a execução do menor foi designado um Delegado com uma equipe para apurar a autoria do crime. Não estou defendendo que este crime grave e atípico em nosso Estado não seja investigado, não é isso; deve sim, mas porque ele foi priorizado se a vitima, como tem sido noticiado pelos meios de comunicações, era autora de diversos crimes, dentre eles um latrocínio e tráfico de drogas, e não foi priorizado a apuração da autoria da...
  • Mayza Aiala | 25/01/2012 | 10:26
    Nas duas vezes que tive meu comercio e residencia assaltados por menores infratores fui muito bem atendida por policiais da PM, sendo que em uma das vezes a PM capturou os menores pois havia o sistema de monitoramento com gravacao de filmagem. Optei por contratar o mesmo servico tbm p/ minha residencia. Nao sou a favor de grupos de exterminio, mas, essa onda de direitos humanos que existe so para protecao de marginais deve ser revista, nao vejo essa defesa toda as vitimas desses bandidos.
  • Concurseiro | 25/01/2012 | 10:24
    Parabéns Roberta Tum pelo artigo! Você foi muito feliz quando colocou que todos os crimes devem ser investigados e quando possível esclarecidos; e se tem que ser dado prioridade a algum crime, que seja para aqueles que vitimou pessoas de bem na verdadeira acepção da palavra, como aqueles que vitimou o Cb Isaias em Araguaína (executado na porta de casa na frente das filhas e da esposa), mas com sabemos ou pelo menos não tomei conhecimento de nenhum delegado ou qualquer outra autoridade designada
  • Gilvan Nolêto | 25/01/2012 | 10:19
    Julgar precipitadamente é tão criminoso quanto. Mas as instituições sobreviverão aos maus exemplos. Acredito nos bons, que são maioria e também creio que o Delegado Alberto Cavalcante fará um trabalho sério, haja vista ser de origem militar e não querer ver as instituições maculadas pela ação de quem quer que seja, que tenta tentado manchá-las. Em tempo de redes sociais fortalecendo o despertar da opinião pública, a defesa do bem, não se submeterá à pressões, nem comungará com o mau. Acredito.
  • Alan | 25/01/2012 | 10:19
    Quanto tempo até matar o outro agora ? daqui uns dias ele aparece enforcado lá.. vai vendo...
  • Gilvan Nolêto | 25/01/2012 | 10:11
    Maçãs podres existem em qualquer segmento. O ruim é q essas poucas, fazem um estrago... Mas o problema não está aqui, no agora, e sim, lá no passado. O presente, é como uma bomba de efeito retardado, ecoando práticas dos porões da ditadura. Tenho confiança na nova geração de oficiais, se não se moldarem às práticas dos viciados no regime autoritário. Pra haver mudança de cultura, demora! A coragem d cada cidadão em não se calar e a determinação d bons em expurgar os maus é a esperança q resta.
  • Alyne | 25/01/2012 | 09:58
    Palavras que não poderiam ter sido registradas de forma mais correta. Não deve haver dois pesos, duas medidas, e todos os crimes, independentemente de contra quem ou por quem sejam praticados, devem ser averiguados e punidos. No entanto a PM é pouco valorizada com salários baixíssimos, e o treinamento deveria ser tão qualificado quanto os dos policiais civis e federais. Tudo bem que estes pertencem à polícia judiciária, mas a militar está ainda mais exposta e possui atividade + intensa.

Outras opiniões

  • Praia Fitness
  • Virgula
  • Coperfrigu
  • Buffalos Grill
  • Nogueira jr
  • Nacim
  • Band
  • Twitter
  • sudeste hoje
© Copyright 2012 - ROBERTATUM.COM.BR. (63) 3224-8117 - contato@robertatum.com.br
Desenvolvido por ConsulteWare e Rogério Carneiro