Página Inicial

Minha Opinião

quarta-feira, 23 de novembro de 2011, 14h19m

Mentiras vendidas sobre Palmas para atrapalhar a divisão do Pará

Recebi um recado na nossa página do Facebook alertando sobre propagandas veiculadas em Belém "vendendo" Palmas como um exemplo de divisão de Estado (no caso o Tocantins) que deu errado. É a hipocrisia e a mentira a serviço dos que são contra a divisão do Estado do Pará e a criação do Carajás. Com todos os problemas que ainda enfrenta o Tocantins é um exemplo de resgate de uma região pobre e esquecida que deu certo. E muito. Não só para os tocantinenses de nascimento, mas para brasileiros de Norte a Sul que encontraram aqui novas oportunidades em suas vidas.
Roberta Tum 
Web Divisão do Pará em três provoca briga na TV, e divulgação de mentiras sobre Palmas e o TO
Divisão do Pará em três provoca briga na TV, e divulgação de mentiras sobre Palmas e o TO

A leitora Miraci Maracaípe, postou na nossa página do Facebook o seguinte comentário : "O Estado do Pará está pegando fogo, com a questão da divisão, dia 11-12 tem plebiscito! Todos os dias passa Palmas no horário eleitoral, mais precisamente na propaganda do NÃO. Eles citam que foi uma péssima experiência e um erro a divisão que ocorreu aí, mostram a pobreza em Palmas e dizem (BELÈM que é oposição) que essa capital (Palmas) custa muito para os cofres públicos e outros blá,blá, blá... já pensou? Estamos indignados com tanta mentira nas propagandas, poderia haver uma manifestação dos políticos de Palmas desmentindo, mas acho que não pode haver interferências... Mas penso que esclarecimentos poderia sim!"

É de uma hipocrisia surpreendente o uso da imagem de Palmas e do Tocantins na propaganda eleitoral contrária à divisão do Pará, da forma que conta nossa leitora, natural de Gurupi.

Como assim, o Tocantins não deu certo? Como assim Palmas é uma cidade pobre? Absurdo dos absurdos querer "vender" a imagem de uma cidade que acaba de ser classificada como uma das 100 do País em índices de desenvolvimento humano, com aumento da renda per capita, e crescente arrecadação própria.

O argumento, que leva uma mentira, só pode ser desespero de causa.

A divisão do Tocantins foi positiva sobremaneira para os moradores do antigo Norte de Goiás. De corredor da pobreza, nossa região Sudeste foi resgatada economica e socialmente sendo hoje nos limites com a Bahia, uma das que mais cresce economicamente no estado.

Se há problemas, são os mesmos que existem nas capitais brasileiras mais antigas. Se há falhas de gestão, é bom perguntar ao patrocinadores da campanha do "Não" em Belém, onde é que não há.

Não voto no Pará, mas se votasse, diria um grande e belo SIM à divisão. Vai ser muito bom para os paraenses da região Sul, que verão o desenvolvimento chegar, descentralizar, bastando para isto que saibam votar, fiscalizar e cobrar dos seus governantes.

Espera-se que o governo do Estado e a Assembléia Legislativa se manifestem contra a mentira, contra o engodo, e especialmente contra a hipocrisia que vende uma mentira e denigre a imagem do Tocantins diante dos paraenses. O quanto antes!

Prezados internautas, SEJAM BEM VINDOS ao novo espaço para comentários

Nosso sistema mudou, mas algumas regras permanecem para que este espaço promova o debate com qualidade. Vejam quais são:

1 - O comentarista deve se cadastrar para comentar, validando seu email

2 - São duas as restrições que podem motivar bloqueir: uso de palavras de baixo calão e acusações ou menções a crimes pelos quais os mencionados não tenham sido condenados em última instância de recurso.

3 - Ao comentar artigos e notícias, atenha-se ao assunto. Os comentários devem ter no máximo 500 caracteres. Se for preciso, poste a continuação.

4 -  É vedado o anonimato na manifestação da opinião. É permitido usar pseudônimos.

5 - Todos os comentários são moderados. Se o seu comentário atende as normas de civilidade aguarde sua liberação. Não é necessário postar mais de uma vez.

Importante: Especialmente na área criminal, comentários contendo ameaças, incitação à violência, preconceito racial e de gênero, além de homofobia, passarão a integrar lista de observação que poderá ser cedida às autoridades policiais e judiciárias quando necessário.

57 Comentário(s)

  • Rubens Souza | 03/12/2011 | 11:06
    (continua)no quanto vai ganhar com a divisão e não com o bem estar da população.Hipócritas,cobrando e fiscalizando a destinação dos recursos não há necessidade de divisão.Já nos basta a alta carga tributária que pagamos,não precisamos de dois novos entes federados que irão nascer deficitários.
  • Jota Carlos | 01/12/2011 | 10:07
    para os que dizem que o Tocantins não deu certo, é porque não conhenceu ele a 21 anos atraz. Nasci aqui e posso dizer que depois da divisão MEU ESTADO MILHOROU MUITO. DIGO AO POVO DO PARÁ QUE A DIVISÃO DO ESTADO SERÁ MELHOR ALTERNATIVA PARA ACABAR COM A POBREZA E A CORRUPÇÃO DOS FAZENDEIROS E DOS POLÍTICOS DA REGIÃO.
  • Ian Morales | 30/11/2011 | 10:45
    (continuação) Para os outros leitores que dizem que o Tocantins esta desenvolvido porque tem estradas..não se mede desenvolvimento dessa forma e sim atraves do IDH, pelo que saiba não melhorou muito desde a criação do estado..Quando digo que nossos vizinhos tem razão e por causa disso, o que adianta ter capital bonita, enquanto o restante do estado vive abaixo da linha da pobreza? O que falta no interior da Para e moralidade política, politicas públicas de qualidade,no TO tbem é assim!
  • Ian Morales | 30/11/2011 | 10:39
    Eles tem razão sim! O estado do Tocantins poderia estar bem melhor se não houvessem políticos inescrupulosos que so pensam em se dar bem. Em relação a Palmas, outra certeza que eles estão falando, um estado pobre jamais poderia dar-se o luxo de criar uma capital com tanto superfaturamento das obras e menosprezar os outros municípios. Outra idiotice foi a crização de novos municípios que não tem condição de se manterem, isso faz com que haja apenas cabide de emprego..
  • Arthur William | 30/11/2011 | 01:00
    (continuação) da cidade é alto, isso realmente é verdade mesmo. Se Palmas fosse uma cidade mais adensada, a prefeitura poderia fazer mais coisas com menos recursos. Outra coisa que também não pode ser deixada de lado são os recursos que o estado recebeu nos 10 primeiros anos após a fundação. Isso é uma lei federal e enquanto um estado recém-criado não tiver condições de se manter, ele recebe subsídios do governo federal. Muito provavelmente é isso que irá acontecer com o futuro estado de Carajás
  • Arthur William | 30/11/2011 | 00:39
    Bom. A criação de Palmas foi muito positiva para nós, visto que antes de 1989, aqui era uma região completamente abandonada e isolada. Hoje Palmas é uma promissora e convidativa, mas mesmo apesar de ser uma cidade nova e planejada, temos que nos lembrar que Palmas também é uma cidade BRASILEIRA. Isso significa que aqui também existe marginalização social, corrupção, péssimos serviços públicos, e sem falar também no planejamento urbano que foi muito mal feito. E essa de que o custo operacional...
  • Controles Malversations | 29/11/2011 | 11:02
    È um absurdo eles utilizarem palmas como exemplo de uma divisão mal sucedida. Sendo que temos uma capital lotadas de utilitários (Passe na porta das secretárias para vcs verem) Temos o maior custo operacional para manutenção de nossa capital, Uma capital que não existem esquemas políticos para contratação de licitações, vendas de empregos, um bando de oportunistas nas ruas vagando pelas ruas se passando por "consultore", serviços feitos as coxas e super faturados etc..etc.etc.. Absurdo isso né!
  • ANTONIO EDUARDO SARAIVA LEAL | 28/11/2011 | 19:58
    Os estados extensos precisam ser divididos, o Pará principalmente, pois Belém se tornou incapaz de resolver seus principais problemas, haja vista os absurdos que por lá ocorre.O Tocantins é exemplo de divisão que deu certo, tanto é verdade que pessoas do sul do Pará recorre a Palmas para buscar recursos que aquele estado não oferece,principalmente na área da saúde. Falar ao contrário é fazer campanha sórdida contra o Tocantins e o povo do sul do pará, pelo que lutam por condições de vida melhor.
  • CARLOS EDUARDO AIRES GOMES DOS SNTOS | 28/11/2011 | 17:16
    GOSTÁRIA QUE O COMITE CONTRÁRIO A A DIVISÃO DO PARÁ VIESSE AO TOCANTINS PARA TER UMA AULA DE COMO SE FAZ BEM FEITO AS COISA, O ESTADO TEM UMA INFRA-ESTRUTRA ELOGIADA EM TODO O TERRITÓRIO NACIONAL. ESTAS PESSOA NÃO SÃO DESINFORMADAS, APENAS NÃO QUEREM PERDER AS REGALIAS PROPORCIONADAS A BELÉM PELO RESTO DO ESTADO DO PARÁ. PEÇA A UMA COIMSSÃO DA ASSEMBLEIA DO PARÁ QUE VIAJE DE CARRO PELA REGIÃO SUL DO ESTADO. ELES NÃO TERIRAM CORAGEM, TRBALHO NA REGIAÕ E SEI O QUE FALO, É UM VERDADEIRO CÁOS.
  • Antonio Milhomem Lacerda | 26/11/2011 | 15:57
    Só quem conhece Belém sabe que, apesar do povo paraense hospitaleiro, a cidade em si, apresenta defeitos no que diz respeito à qualidade de vida.Dada a nossa idade, somos melhores. Belém é onde se concentra o maior investimento "per capta". Claro que se você for para o interior do Pará vai ver coisa pior... Em todos os quadrantes do Estado. Só pode ser defesa a unha e dente, de forma bastante passional, para manter o território inteiro. Conheço bem o Pará - acho que a divisão é salutar.
  • ELIAS MENDES CARVALHO | 26/11/2011 | 11:12
    Paraenses que são contra a divisão do PARÁ, venham ao Tocantins, vejam nossas cidades, estradas, Universidades, Hospitais, etc. Depois, atravessem o Araguaia e vejam como está o Sul do Pará. Abandonado, jogado à própria sorte. Aí, vocês mudarão de opinião. DIVIDIR PARA PROGREDIR. Pergutem aos Tocantinenses, motogrossenses, goianos e sul-matogrossenses, se a redivisão não é um santo remedio contra o atrazo, a miseria, a pobreza e o subdesenvolvimento. Parem com o jogo sujo. CARAJÁS e TAPAJÓS já.
  • REALISTA | 26/11/2011 | 10:43
    PARABÉNS AO SITE ROBERTA TUM , PELA SINCERIDADE, HONESTIDADE E VERECIDADE DOS FATOS EM EM TEMPO REAL, O TOCANTINS E UM ESTADO MARAVILHOSO EM VISTA DE OUTROS ESTADOS E O DESENVOLVIMENTO E VISTO EM TODAS AS PARTES , SO TEM UMA COISA A SER MUDADO , AS PERSEGUIÇÕES POLITICAS , ESSE MODO DE FAZER GOVERNO E PRE-HISTORICO .
  • RERISSON MACEDO | 25/11/2011 | 13:31
    Orgulho de ser TOCANTINENSE. Sou Cearense de nasc. e Tocantinense de coração há 20 anos. Essa Terra é Nossa e tenho muito orgulho dela. Nunca vi tamanho absurdo, o que estão a falar de nosso Estado, por políticos inescrupulosos que devem ser desmentidos, mesmo que em matéria paga pelo Gov. do Estado, ou dir. de resposta pelos nossos representantes, Gov. Siqueira, Raimundo Moreira, Raul Filho, pessoas do povo, dentre outros, nota de repúdio á aqueles "políticos",enaltecendo o sofrido povo do Pará
  • renata | 25/11/2011 | 11:48
    Vou dar uma sugestão, o governo deveria fazer uma publicidade direcionada ao estado do Pará e desmentir essa publicidade falsa que está rondando por lá. Não nasci aqui, mas moro aqui e adoro este lugar. Como em todos, há defeitos, mas as qualidades superam todos os defeitos.
  • benedito silva | 25/11/2011 | 08:49
    Nao só o estado do Pará deveria sser dividido, mas sim a America do Sul. O Brasil deixando de ser país e passando a ser um continente, com os estados tendo administraçao livre e independente, assim como ocorre nos EUA.
  • Paulo - Porto Nacional | 25/11/2011 | 08:31
    Eu acho que a gente somente pode falar uma verdade quando temos certeza que essa é a verdade... Agora dizer que a divisão do estado do Tocantins não deu certo, é muita ignorância por parte de alguns grupos políticos paraense. É claro o desenvolvimento que o Tocantins esta tendo desde a divisão do norte de Goiás... Seria interessante que viesse um politico do Pará para conhecer as cidades aqui do Tocantins, e vê se deu certo ou não. Principalmente nas principais cidades do Estado. Divisão Já.
  • CARMELINDO PROVENCI | 25/11/2011 | 07:03
    AINDA QUE O TOCANTINS ENFRENTE UMA SÉRIE DE PROBLEMAS, MELHOR SEPARADO DO ANTIGO GOIÁS. POR ISSO, NO PRESENTE CASO, É PRECISO QUE SE TOMEM PROVIDÊNCIAS URGENTES!
  • GILDASIO | 24/11/2011 | 20:45
    nasci no tocantins (quando ainda era goiás), mais morei no pará por 12 anos e lamento a situação do sul do pará hoje, basta atravessar a ponte em conceição do araguaia pra se ver a diferença entre o tocantins e o sul do pará, é alarmante o descaso dos governantes paraesses com o sul do pará , me faz lembrar o tratamento que tínhamos do governantes goianos. o pará já devia ter sido dividido há uns 20 anos. só a divisão pode trazer o progresso de fato para a região,como foi o caso do tocantins.
  • Cidadão | 24/11/2011 | 20:06
    Essa propaganda falsa sobre o Tocantins é uma manobra dos políticos que perderão os seus nichos eleitorais, já que outros políticos surgirão pela necessidade dos estados que serão criados.
  • ALVARO LUIS ALMEIDA MAIA | 24/11/2011 | 17:46
    SOU PARAENSE. NASCI E ME CRIEI EM BELÉM. MOREI NO SUL DO PARÁ E AGORA ESTOU DE VOLTA DE NOVO A BELEM. JA VIAJEI PRA BRASILIA E CONHEÇO UM POUCO O TOCANTINS E O GOIÁS. SOU PARAENSE MAS, CONVENHAMOS: AS ESTRADAS E A QUALIDADE DE VIDA DAS CIDADES DO GOIAS E DO TOCANTINS ESTÃO DANDO UM SHOW NAS CIDADES DOM SUL DO PARÁ E DO BAIXO TOCANTINS. EU VOTO SIM POIS O PARÁ JÁ ESTÁ DIVIDIDO! MEUS CAROS AMIGOS DE TOCANTINS E GOIAS. PERDOEM A IGNORANCIA DOS MEUS CONTERRÂNEOS!
  • Nélio N Lopes | 24/11/2011 | 17:41
    Acho q o Tocantins tem por melhorar em muitas coisa, a divisão teve seus lado bons e ruins, hoje esta melhor em questão financeira e oportunidades, mas a questão ambiental, como fica? estamos perdendo nosso cerrado, Palmas esta cada vez mais quente e com chuvas Fortes. A divisão do Pará tem q ter um análise mais profundo, assim como tem q ser a alteração do plano diretor de Palmas.
  • lucimar gomes godoy | 24/11/2011 | 16:57
    Realmente as autoridades Tocantinense e Palmense precisam tomar atitude diante da vergonhosa propaganda veiculada no Para. Palmas e Tocantins são exemplos que a divisão só melhorou a região. Moro no Tocantins, e participei da coleta de assinaturas para fundamentar a divisão do Estado. Tudo aqui era abandono. Logico, muito precisa se feito, mas está provado, que deu certo sim. O Pará precisa ser dividido, para que o Sul do Estado possa fazer uso da riqueza que posui, em beneficio proprio.
  • IN TOCANTINS | 24/11/2011 | 15:30
    (cont) Dizer que o Tocantins não onerou a união ou o resto do país é meio arriscado, embora se observarmos os avanços aos que por aqui moram, não podemos encarar os gastos de instalação do Estado como prejuízos, mas sim investimentos para estes que aqui residem e que também são brasileiros. Portanto, espero e torço para que os revoltados do sul e do oeste do Pará se libertem da escravidão do abandono total.
  • IN TOCANTINS | 24/11/2011 | 15:29
    (conti) Sou paraense de Marabá, cidade com capacidade econômica até superior a Palmas, porém, apresentam déficits em diversas áreas que a tornam um lugar muito aquém desta capital, por conta dos desmandos de políticos corruptos e sem nenhuma capacidade administrativa, ao que deixa nosso povo refém nas áreas da saúde, educação, segurança entre outros problemas, que também se verificam por aqui, embora em menor intensidade
  • IN TOCANTINS | 24/11/2011 | 15:29
    Na verdade essa história de que o Tocantins deu errado é mais uma figura de retórica do que fatos propriamente ditos. Pois dizer que Palmas e/ ou Tocantins é um exemplo de fracasso é perseguir o irracionalismo ao extremo, haja vista que são notórios os avanços comparativamente em termos de infraestrutura, oferta de vagas no ensino superior, melhor desempenho no IDH entre outros que podem ser comprovados junto aos órgãos oficiais
  • William | 24/11/2011 | 13:59
    Como eu ia me esquecendo de lembrar que a capital de Belem é tão imunda que até "Urubus" vc encontra no centro da Capital por ser mal zelada por aquelas autoridades q a administram e q insistem em querer difamar a imagem de q o TO e Palmas sao péssimos e q deu errado, o engraçado é que quase 100% das cidades tocantinenses são todas arrumadinhas e limpas e as deles, o q tem mesmo de bonito pra mostrar pra nós? nada! só abandono e nada mais.
  • Luiz Antonio | 24/11/2011 | 11:37
    Uma vergonha a utilização indevida de nosso estado como referência de erro, sabemos que a verdade é outra, tivemos muitos ganhos na divisão. Se fosse possivel colocar os acertos e erros em uma balança, poderiamos verificar que a os acertos foram infinitamente superiores aos erros.
  • Mayza Aiala | 24/11/2011 | 11:16
    O norte de Goias, hoje Tocantins, servia somente p/ que os politicos goianos viessem buscar votos! Hoje e visivel o desenvolvimento do Tocantins. Palmas e uma cidade linda e promissora. Mas, e fato que a especulacao imobiliaria esta estagnando o desenvolvimento da capital. Sugiro aos politicos Tocantinenses, que, assistam a essa propaganda, e que apartir dai, tratem de corrigir os muitos pontos negativos divulgados. Talvez seja essa uma oportunidade nao so de defesa, mas de correcao de falhas.
  • marcio do jeova | 24/11/2011 | 11:03
    Com a certeza estes que vinculam este tipo de propaganda não conhecem o desenvolvimento que a nossa capital trouxe para o estado .Talvez pensam que o progresso é forma de independência de um povo e não querem que isto aconteça.
  • José Celso | 24/11/2011 | 09:56
    Talvez Belém já esteja se referindo, vislumbrando uma Palmas expandida e com todos os problemas que poderão surgir: Ilhas com moradias de alto padrão; moradias improvisadas; carência de transporte, energia, água, coleta seletiva, segurança... Teremos que ter 2 ou 3 gestores ao mesmo tempo para dar conta das dificuldades que Belém pode estar vislumbrando. Talvez esteja falando dessa outra Palmas (expandida).
  • William | 24/11/2011 | 09:55
    Minha cara RT, se me permite terminar meu comentario, quase todos os dias vejo reportagens pelos sites de renome nacional como UOL, TERRA, IG, ESTADÃO e FOLHA DE SÃO PAULO, criticando essa divisão, eles falam q vão trazer prejuizo para os cofres da união, eu gostaria q eles lá desses Estados do Sul mostrassem se o MS e TO deram errado e se estes 2 Estados ja deram prejuizo para a união e se ja precisaram deles para sobreviver, pelo q eu sei, nunca precisaram, eu sei q o desenvolv. é q vai bem
  • William | 24/11/2011 | 09:43
    o quando deu 1000% certo esta divisão aqui do TO, estes senhores lá de Belem criticam o TO mais se esquecem q milhares de paraenses ja sairam de lá para cá a procura de trabalho pq eles mesmos lá não oferecem oportunidades a estes habitantes do sul do Pará, ai só sabem falar q o TO deu errado, mais não citam o quanto estão sendo servido pelo TO, hj o TO é um dos Estados q mais cresce no Brasil, a cada ano, gente, o meu tempo de uso dos caracteres não me permite citar tudo q eu queria citar.
  • Celismar Lázaro da Silveira | 24/11/2011 | 09:37
    O Estado tem muitos problemas sociais e de gestão, mas nós estamos melhores que o Para, Acre, Roraima, Bahia, Sergipe, Rio Grande do Norte, Ceará, Pernambuco, Paraíba, Piauí, Maranhão e Alagoas em relação ao Índice de Desenvolvimento Humano. As diferenças antes de 1988 e após são gritantes. Saúde, educação, transporte melhoraram significativamente. Para se ter uma idéia não tinha nenhuma instituição de ensino que oferecesse uma graduação. Moro no To desde 1977. Aqui mudou para melhor e muito.
  • leonario antonio de sousa | 24/11/2011 | 09:35
    EM PRIMEIRO LUGAR, EU VEJO QUE ESSA PROPAGANDA NEGATIVA TEM INTERESSES PARTICULARES DE CRÁPULAS QUE ESTÃO SULGANDO AS RIQUEZAS DO PARÁ. É CLARO QUE ESSES SÃO CONTRA, NÃO QUEREM O PROGRESSO E MUITO MENOS DIVIDIR AS RIQUEZAS COM O POVO PARAENSE. AGORA, EM RELAÇÃO AO TOCANTINS DIGO COM PROPRIEDADE QUE ESTÁ MUITO MELHOR DO QUE QUANDO PERTENCIA AO GOIÁS.OBTIVE GRADUAÇÃO EM ARAGUAÍNA, TRABALHEI POR LÁ 5 ANOS,COM ESSA GRADUAÇÃO FIZ UMA TURNÊ TRABALHANDO NO DF, PARÁ,PI,GO,SP.AGORA,FIXO ÂNCORA NO TO
  • William | 24/11/2011 | 09:31
    Vendo alguns comentarios de uns poucos ignorantes q não sabem o que falam quando soltam seu veneno contra o "sim", e criticam a criação do TO, eu não sei pq eles moram aqui neste lindo e desenvolvido Estado, será q eles tem todos os dias "aminésia"? ou fazem de conta q são "cego e mudo", não enchergam o abandono q viviamos ha 23 anos atrás, eu não vou nem dar bola para estes desinformados pq se eu for citar aqui o quanto este Estado mudou de lá para cá, eu vou ter q passar o dia inteiro explican
  • israel | 24/11/2011 | 09:28
    UMA PESSOA IGUAL A ESSE TAL DE MARIO GOMES TER A CORAGEM DE VIR AQUI NESTE ESPAÇO E AFIRMAR QUE FOI UM ERRO A CRIAÇÃO DO ESTADO DO TOCANTINS SÓ PODE ESTAR DE SACANAGEM OU DE MÁ FÉ..........NO MÍNIMO DEVE TER NASCIDO OU MORA EM BELÉM......EU NASCI NESSAS TERRAS, HOJE TO, E SEI O QUANTO MUDOU PARA MELHOR......
  • Alexandre | 24/11/2011 | 09:23
    Quem está concordando com as falácias da campanha do não de que Palmas e o Tocantins não deram certos, só pode ser da região de Belém ou ter chegado a pouco tempo no Tocantins. A constar, o Tocantins quando foi criado era o Estado mais pobre do Brasil e hoje não figura mais entre os 5 mais pobres. Hoje o Tocantins tem o 17o PIB per capita da Brasil dentre as 27 unidades federativas. Isso é dar errado?
  • Clesio Souto | 24/11/2011 | 09:05
    É triste como Tocantinense ver que existem pessoas que moram e desfrutam do desenvolvimento do Tocantins e ainda tem a coragem de falar que melhor seria se fossemos Goiás. Olha srs. Marcos Gomes e Ivan Silva, Goiás não deixou de existir em função da criação do Tocantins e ele os espera de braços aberto, façam bom proveito. Nós não sentiremos a menor falta do pessimismo e da insatisfação de nenhum de vocês, que Deus os abençõe nas suas novas moradas.
  • 100% Palmeirante | 24/11/2011 | 09:01
    Concordo com vc Roberta, só pessoas sem cultura e sem um pingo de consciência que abre a boca para falar que a criação do querido TOCANTINS não deu certo, essas pessoas deveriam olhar para trás e ver o que o norte de Goiás era e o que o meu querido TOCANTINS é hoje. Roberta mim desculpe mais não tenho nem palavras para essas pessoas mau informadas que falam do nosso TOCANTINS, mais se elas não estão contentes com o nosso estado, que elas vão embora, tenho certeza que elas não vão fazer faltaaaaa
  • Marcos Gomes | 24/11/2011 | 08:47
    ...Quem lucrou com Palmas foram os migrantes de outros Estados. É uma cidade cara. Na verdade, os tocantinenses só têm espaço para morar em Taquaralto, Taquari, Taquarussu, Aurenys e outros bolsões de pobreza que os especuladores imobiliários querem criar. Um lote no centro de Palmas é muito mais caro que um apartamento de luxo no Setor Bueno em Goiânia. É isso, o Tocantins deu certo para quem veio de fora. O tocantinense mesmo está fora do poder, com poucas execeções. Não mandamos no nosso TO.
  • Marcos Gomes | 24/11/2011 | 08:39

    Sou Tocantinense! Porém, tenho que dar razão à propaganda eleitoral do Estado do Pará. A divisão do EStado de Goiás para criar o Tocantins foi um erro! Hoje Tocantins é um Estado de pouca expressão no cenário nacional, pobre e sem arrecadação para resolver os problemas de sua população. Foi um erro a criação de Palmas! Milhões de reais, máquina administrativa cara. TEm razão a propaganda do Pará, Palmas deu certo para os especuladores imobiliários...

  • Ivan Silva | 24/11/2011 | 08:32

    Infelizmente, tenho que concordar com as propagandas no Pará sobre a pobreza de Palmas, apesar de que o Estado do Tocantins está crescendo bastante. Palmas, com a atual gestão do prefeito Raul Filho, vive uma falácia total.Infraestrutura precária, transporte público humilhante, etc... Agora o Tocantins, como Estado, tem tudo para crescer com a gestão de Siqueira Campos, um estadista que trabalha pela população tocantinense. E Palmas precisa de um gestor decente e trabalhador, ou seja, menos PT!

  • JASMON SIQUEIRA | 24/11/2011 | 08:23
    Moro no Sul do Pará. Aqui não tem Segurança,Saúde e Educação. Não sabemos pra onde vai os impostos pagos pela VALE. Acho uma piada dizerem que dividir o Estado do pará seja errado!!!
  • Plinio | 24/11/2011 | 07:54
    Tudo isso é motivado pela razão das riquezas minerais que estão concentradas na região Sul do Pará, essa motivação de dizer que os novos Estados causariam prejuízos aos cofres públicos isso já foi utilizado pelo ex Presidente da República atual Presidente do Senado José Sarney que vetou o projeto de criação do Tocantins e não foi isso que aconteceu o Tocantins cresceu muito desde 1989, e é um Estado que está em constantes avanços.
  • NEUTON LUIZ RAMOS DE MELO | 23/11/2011 | 22:50
    Prezada RT, louvável o seu artigo. Em editorial um grande jornal da capital paulista se manisfestou contra a divisão do Pará.Acho que tem muita gente graúda por trás desta questão.
  • TOCANTINENSE | 23/11/2011 | 21:00

    SOU DE ITAITUBA NO OESTE DO PARÁ (REGIÃO DO TAPAJÓS) E ATUALMENTE MORO NO TOCANTINS. BOM! MINHA MÃE QUE AINDA MORA NO PARÁ ESTAVA ME DIZENDO QUE A PROPAGANDA LÁ É ESSA MESMA. TRISTE!!! ESPERAMOS QUE AS AUTORIDADES DESSE ESTADO PEÇAM A PALAVRA NO SENADO OU NA CÂMARA DOS DEPUTADOS PARA ESCLARECER E ILUMINAR CABECINHAS QUE ACREDITAM NAS COISAS SEM VIVÊ-LAS OU PRESENCIÁ-LAS.

  • João de Deus | 23/11/2011 | 20:45
    Se o TO fosse tão ruim assim, NÃO viriam tantos paraenses e maranhenses pra cá!
  • ACACIO MELO | 23/11/2011 | 20:12
    Infelizmente o acesso a dados econômicos e históricos é restrito a poucas pessoas. Não podemos ter uma visão fantasiosa e olharmos apenas para o nosso próprio umbigo, pois o Tocantins continua sendo um estado pobre, basta olhar os dados do IBGE. Mas sem sobra de dúvida a condição atual é muito melhor que antes da separação de Goiás.
  • ACACIO MELO | 23/11/2011 | 20:08
    De fato, é um absurdo que deturpem a realidade atual do Tocantins e de Palmas.É inegável o avanço nestes 22 anos. Contudo, é necessário que os paraenses conheçam o que deu certo e o que não, para não incorrerem nos mesmos erros cometidos, como por exemplo a grilagem de terras da União, a construção de uma capital com vazios urbanos imensos, que escondem a pobreza em suas periferias distantes. Ora não sejamos ingênuos, pois alguém sempre sai ganhando mais que o povo!
  • José Delves do Carmo | 23/11/2011 | 19:09
    Ah! a falta que faz um Siqueira num Parazão desses da vida! Gostaria que os detratores do mesmo viessem aqui se manifestar, mas não! Quando vêm a verdade estampada na cara correm como coelhinhos assustados. Acorda pessoal do contra. Manifestem-se! Digam que a divisão disso aqui foi obra do acaso, que não teve um LÍDER lutando praticamente sozinho. Não gostar pessoalmente, políticamente, uma coisa. Não reconhecimento, pobreza de espírito.
  • William | 23/11/2011 | 17:49
    Brilhante e competente Jornalista RT, meus muitos e muitos parabens a vc por este artigo tão verdadeiro onde vc dá uma lavagem de memória nestes demagogos lá de Belém do Pará que não aceitam aquilo q será o maior sonho realizado deste povo aqui do Sul do Pará q pode ser o Estado do Carajás, onde o desenvolvimento chegará tão rapido como chegou aqui no TO, e calar a boca daqueles q falam e vendem mesmo mentiras podres q não vão levar a nada, e sim! mais atraso a este povo q tanto sofre o abandono
  • ELIAS MENDES CARVALHO | 23/11/2011 | 17:42
    Cara Roberta. Lamentavelmente, os FUNDAMENTALISTAS (turma do NÃO)paraenses estão usando e abusando de todo sorte mentiras contra a criação dos Estados de CARAJÁS e TAPAJÓS. Alguma coisa precisa ser feita, pois, eles mostram no Horario Eleitoral um TOCANTINS que não existe. Vocês da Imprensa, a Assembleia Legislativa, o TSE e o Governo do Tocantins devem agir logo, pois, estão mostrando um Tocantins miseravel. O Tocantins é rico e poderoso. Salvem o Tocantins enquanto é tempo. Carajás já.
  • joel | 23/11/2011 | 16:32
    Q Ipocrisia é essa, é um absurdo usando a Imagem do nosso Estado ou melhor da nossa Capital como se aqui fosse o fim do mundo esses mentirosos tem q responder é criminalmente, foi a melhor q já existiu a Divisão do Estado de Goiás e agora Tocantins, isso é real as melhoras consquistadas do nosso Estado e Capital.
  • Leane Araujo de Oliveira | 23/11/2011 | 15:35
    Isso é um verdadeiro absurdo e falta de respeito com os paraenses que moram nas regiões em que a divisão será sinônimo de progresso e vida nova! O povo paraense merece respeito! SIM a Carajás e Tapajós!
  • Gustavo | 23/11/2011 | 15:03
    QUE LINDO Roberta... Acabou de realizar um grande ato de cidadania em favor a democracia no nosso país! Gostaria de lembrar da edição de O JORNAL, onde o grande Salomão (em viagem a Belém cobrindo do jogo do Brasil no Clássico das Américas) falou bastante sobre a maneira indigna e depravada que os "FUNDAMENTALISTAS" do NÃO vem utilizando como artifícios de persuasão. Amigos que moram por lá dizem ter medo de dizer que são SIM, e casos de polícia não faltam. O EXERCITO precisa estar presente.
  • A. Ferreira | 23/11/2011 | 14:53
    morei em Serra dos Carajás no Pará durante dez anos e sei da dificuldade do povo sulparaense em relação aos serviços públicos que deveriam ser oferecidos pelo estado. Com exceção da área pertencente a Vale, todo o resto é carente nas áreas de educação, saúde, segurança e infraestrutura, apesar dos altos impostos e royaltes arrecadados através da exploração de energia elétrica e minérios. O povo tem sim o direito de fazer essa divisão e administrar seu próprio destino.
  • MANOEL ODIR ROCHA | 23/11/2011 | 14:34
    Cara RT, o que estão vinculando contra a divisão do Pará é mais que hipocrisia, é um tremendo mal caratismo. Pergunto: E a Justiça Eleitoral, onde estã que não pune os responsáveis? Tais fatos me tazem à lembrança quendo o governo de Goiás, fazia propaganda contra a criação do Tocantins, propagando que se criado, seria mais pobre que o Piauí. Interessante que tem político por aí que era contra e hoje está se locupletando. É a vida. Sempre aparecendo os espertinhos.

Outras opiniões

  • Coperfrigu
  • Nacim
  • Band
  • Twitter
  • sudeste hoje
© Copyright 2012 - ROBERTATUM.COM.BR. (63) 3224-8117 - contato@robertatum.com.br
Desenvolvido por ConsulteWare e Rogério Carneiro