Página Inicial

Minha Opinião

Sexta-feira, 10 de setembro de 2010, 08h51m

Acorda, Alice: Siqueira cresceu e Gaguim ainda não ganhou

Oito entre dez políticos, assessores e amigos que se aproximam para conversar nos últimos dias, me perguntam como estou vendo a campanha política a governo, faltando praticamente 23 dias para acabar. No último final de semana, emendado com os feriados, calcei um bom tênis e dividi os dias entre Gaguim e Siqueira. A vontade que me dá é sacudir muita gente prepotente que acha que a eleição está decidida e dizer, como no filme de Alice no País das Maravilhas: "Acordem! Siqueira cresceu e Gaguim ainda não ganhou".
Roberta Tum 
Arquivo Site RT Momento é de empate técnico: Siqueira cresce, Gaguim estabiliza
Momento é de empate técnico: Siqueira cresce, Gaguim estabiliza

Me perdoem a franqueza e a ironia. Mas é que é duro manter a paciência com os “senhores do mundo” encastelados nas suas estruturas de poder achando que a eleição está decidida faltando mais de 20 dias para a hora do voto. Sejam os investidos do poder de governo, ou do poder advindo da expectativa de poder (que é pior). Por incrível que pareça tem gente nomeando secretário e dividindo cargos antes da hora. Mais absurdo do que isso: tem gente fazendo listinha de proscritos e ensaiando ameaças antes do resultado das urnas. Estou falando, é claro, dos aspones, e não dos candidatos. Estes têm mais juizo.

Posso responder os que me perguntam o que estou achando, ou como estou vendo o processo eleitoral faltando pouco mais de 20 dias para as eleições sem medo de errar: com preocupação. Não aquela preocupação pessoal de quem tem lado, por que graças ao bom Deus vamos chegar ao final sem sujar as mãos, a alma nem a consciência. Mas a preocupação com o que veremos ainda na reta final desta campanha. Fora os questionamentos jurídicos.

É uma preocupação que já existia antes do Jornal Nacional de ontem apontar o Tocantins em primeiro lugar no levantamento da Polícia Federal nos registros de ocorrências de corrupção eleitoral. Apesar de que para existir um crime de compra de votos é preciso dois fora da lei, um comprando e o outro vendendo. Mas não é disso que quero falar hoje. Vamos ao termômetro, à fotografia, ao sentimento que registrei nas ruas nos últimos oito dias.

Siqueira cresce, Gaguim estabiliza

Escrevendo um artigo encomendado por uma revista goiana há dez dias, eu dizia exatamente o contrário deste intertítulo: que Siqueira tinha estabilizado nos seus votos consolidados e que Gaguim vinha numa espiral de crescimento. Curva ascendente, como gostam de chamar os marqueteiros. Agora, andando por aí, subindo nos dois palanques e observando os bastidores por trás da cortina, tanto quanto a reação do público, notei uma mudança de clima na campanha.

Base da comparação: Siqueira no palanque de Taquaruçu e Gaguim no Santa Bárbara, Bela Vista e 305 Norte. Por mais que as recentes pesquisas de opinião tenham mostrado o governador e candidato à reeleição na frente, percebo que os eleitores de Siqueira não desistiram dele. Se por um lado houve fatos novos (as ditas adesões), o resultado prático nas ruas não é de debandada de votos populares. Verdade seja dita: nas maiores cidades do Estado o povo “tá nem aí” para lideranças. E as maiores cidades são, por conseqüência, os maiores colégios eleitorais.

Gaguim por sua vez tem a maioria dos líderes, o maior número de prefeitos e vereadores, o maior número de deputados. Fez um verdadeiro arrastão. Está bem nas cidades de médio e pequeno porte onde o voto ainda é decidido assim e hoje passa a crença de que ganhará as eleições. O fator preocupante, ou que pelo menos deveria preocupar o staff governista é que mesmo acreditando que Gaguim deve ganhar as eleições, quem vota em Siqueira não parece disposto a mudar o voto para não “perdê-lo”.

Quem gerar fato novo e positivo ganha

O quadro na minha humilde opinião é de empate técnico. Quem conseguir manter seus votos e provocar um fato novo, e positivo, passará à frente na reta final. Daí vocês podem me perguntar de onde eu tirei isso, com base em que pesquisa (como me perguntou um deputado insatisfeito com uma análise que fiz aqui). Tiro esta avaliação do sentimento que vejo nas ruas nos últimos dias. Gaguim tem de longe a maior estrutura, e o maior número de líderes no palanque. Mas não vi paixão, nem militância por onde andei. Vi muita claque paga pelos proporcionais para carregar bandeira. E o eleitor das quadras sentadinho, calado, ouvindo os discursos para tomar sua decisão.

É aí que mora o perigo. O eleitor está muito quieto. Quem está nas ruas são os militantes. E o povo de Siqueira é de longe, mais aguerrido, mais apaixonado, mais motivado. Afinal, são oito anos longe do poder.

Por isso, quando escuto alguns dizendo que a eleição está definida me vem aquela vontade de “sacudir”. De um lado os que acham que vantagem é resultado, cruzaram os braços (nem os comissionados sob ameaça de demissão estão muito envolvidos na campanha) e por agir colocam em risco a campanha do seu candidato. De outro, os que acham que Siqueira vai ganhar de qualquer jeito, mesmo que seus candidatos a deputado mal tenham gasolina para rodar.

Portanto, para gregos e troianos, o que eu estou vendo é que Siqueira cresceu nos últimos dias, e Gaguim estabilizou. Traduzindo: Acorda Alice, ninguém ganhou a eleição. Ainda.

Prezados internautas, SEJAM BEM VINDOS ao novo espaço para comentários

Nosso sistema mudou, mas algumas regras permanecem para que este espaço promova o debate com qualidade. Vejam quais são:

1 - O comentarista deve se cadastrar para comentar, validando seu email

2 - São duas as restrições que podem motivar bloqueir: uso de palavras de baixo calão e acusações ou menções a crimes pelos quais os mencionados não tenham sido condenados em última instância de recurso.

3 - Ao comentar artigos e notícias, atenha-se ao assunto. Os comentários devem ter no máximo 500 caracteres. Se for preciso, poste a continuação.

4 -  É vedado o anonimato na manifestação da opinião. É permitido usar pseudônimos.

5 - Todos os comentários são moderados. Se o seu comentário atende as normas de civilidade aguarde sua liberação. Não é necessário postar mais de uma vez.

Importante: Especialmente na área criminal, comentários contendo ameaças, incitação à violência, preconceito racial e de gênero, além de homofobia, passarão a integrar lista de observação que poderá ser cedida às autoridades policiais e judiciárias quando necessário.

152 Comentário(s)

  • Iêda Neris Brito Costa | 18/09/2010 | 15:06
    Lógico, quem tem juízo vota no Siqueira, uma pessoa descente, trabalhador e honesto, jamais ouví falar em corrupção por parte do Siqueira,infelizmente, o nosso país está desgovernado, a cada dia vemos nos noticiários mais e mais corruptos, isto é péssimo para nós brasileiros,vamos ter força e eleger pessoas dignas de serem nossos governantes.Por isto, votamos em Serra e Siqueira 45.
  • Marinha | 15/09/2010 | 21:19
    Tem 8 anos seguidos que o estado é desGOVERNADO pelo PMDB:saúde na UTI,das 20 piores escolas do Tocantins,todas são estaduais,desemprego,dos 22 mil comissionados,uns 10 mil são "caderudos",muitas empresas fecharam...misericórdia! VOLTA SIQUEIRA,VEM CUIDAR DO NOSSO QUERIDO TOCANTINS,TÃO MAL TRATADO POR ELES...
  • Amanda | 15/09/2010 | 16:31
    Acoooooooooooorda meu povo! Cuidado com a pressão psicolágica hein, nada de fazer as coisas forçada, vamos pelo certo, que sem dúvida é o 15! Cheeega de VINGANÇAS, ofenças. Retroceder J-A-M-A-I-S .
  • marcio greyck gomes | 15/09/2010 | 13:42
    muito bem roberta tem algumas pessoas que nao enchergam nem um palmo de seus narizes nao tem nada descidido.
  • JORGE LEMOS | 15/09/2010 | 10:37
    ROBERTA; PARABÉNS VOCÊ ACERTOU NA MOSCA A SUA VISÃO POLÍTICA É MILIMÉTRICA E DIGO MAIS APROVEITANDO ESTE MOMENTO OPORTUNO, COM A PROVÁVEL IMPUGNAÇÃO DO CANDIDATO "MARCELO MIRANDA" AO SENADO, QUE DEVE ACONTECER JÁ NESSES DIAS A TENDÊNCIA AINDA FICA MAIS FAVORÁVEL A "SIQUEIRA CAMPOS" EM CONTRAPARTIDA A INEVITÁVEL "QUEDA LIVRE" DO CANDIDATO "GAGUIM" JÁ É FATO QUE SE PERCEBE PELOS TERMÔMETROS DA RUA!!! ESTA É A AVALIAÇÃO QUE EU FAÇO DO REAL QUADRO POLÍTICO HOJE NO TOCANTINS COM RELAÇÃO A ELEIÇÃO PARA GOVERNADOR!!! PARABÉNS ROBETA, O SEU SITE HOJE É DISPARADO O MELHOR DO TOCANTINS!!!
  • josieides | 15/09/2010 | 08:59
    FALTARAM ME ENTREVISTAR! EU E MINHA FAMILIA, QUE COM CERTEZA TEM OUTRAS,QUE SOMAM A MAIS PARA GAGUIM, A MAQUINA A SER VENCIDA NÃO É DO GAGUIM, MAIS SIM OS 20 ANOS QUE O SIQUEIRA, PASSOU NESTE ESTADO MANDANDO E VENDENDO... GAGUIM VAI COM CERTEZA SER GOVERNADOR DE NOVO POIS DEUS GOSTA DO BEM, E NÃO DO MAL....
  • yeud | 14/09/2010 | 16:07
    Parabéns Roberta. Continue assim neutra sem ser tendenciosa com suas colocações no cenário político atual de nosso estado. Para um bom observador politico o que vai fazer a diferença para conquistar o voto do eleitor são as propostas e o curriculum de nossos candidatos. Exercito constantemente pesquisas de boca a boca e estou contigo.
  • Claudia Morais | 14/09/2010 | 16:00
    O Gaguim está na frente isso todo mundo já sabe! Só quem não vê os noticiários que não tá por dentro das pesquisas! O Tocantins está todo vermelho! è 15 com certeza!
  • indeciso | 14/09/2010 | 14:14
    Cara Roberta, parabéns pelo seu site, continue assim imparcial e nós traga notícias e informações com conteúdo, como vc sempre fez. obrigado.
  • indeciso | 14/09/2010 | 14:09
    Cara Roberta, parabéns pelo seu site, continue assim imparcial e nós traga notícias e informações com conteúdo, como vc sempre fez. obrigado.
  • JUSTIÇA | 14/09/2010 | 10:50
    Fernando Fillizola, concordo em numeros e graus com a Roberta Tum, se colocarmos na balança os dois nomes,SIQUEIRA sai dispadadooooooooooooooo.
  • Dianopolino | 14/09/2010 | 10:37
    Digão, aqui em Dianópolis só da SIQUEIRA por onde ando, só dá Siqueira, será que você faz parte da lista dos COMISSIONADOS para defender o defunto chamado Gaguim!?
  • Levi | 13/09/2010 | 20:57
    Querer advinhar a essa altura do campeonato, quem vai ser governar, é no mínimo muita pretenção. O Pior é que se correr o bicho pega e se ficar o bicho come. Analisando a rejeição dos dois na última pesquisa, pode-se perceber como os dois são ruins. Um todo mundo já conhece bem. Não precisa mais falar nada e o outro aje por impulso e circunstâncias. não há plano de governo para que os eleitores possam analisar o melhor plano. Um diz que fez tudo em 10 anos e o outro fez milagre em apenas um ano.Não temos pra onde correr e o caos está a todo gás. Quando sai uma notícia de piora, o tocantins e Maranhão estão sempre no cume da pirâmide. Nem fogo se cosegue apagar nesse estado, com tanta água boa jorrando nos manaciais.
  • digao | 13/09/2010 | 16:20
    Matéria um pouco tendenciosa esta nobre Roberta. Não sei onde está havendo este crescimento siqueirsta!!!!!???? No inerior e na capital só dá Gaguim.
  • José Denisson | 13/09/2010 | 10:58
    Gostaria de lhe parabenizar pela neutralidade e sinceridade nesse processo eleitoral no Estado do Tocantins. Você é uma mulher de muita fibra e inteligência. Abraços e mto sucesso na sua profissão!
  • adiniz de oliveira pego | 13/09/2010 | 09:28
    A notícia Roberta que vc mencionou de que Siqeira estava crescendo , foi totalmente ao conrário , porque acontece isso?
  • Jaime | 13/09/2010 | 09:17
    Acredito, que já era o tempo que o povo trocava o seu voto por uma camiseta. o povo amadureceu, e os políticos já perceberam isso,e assim, mudaram seus focos para as lideranças. Torço para que tenhamos uma eleição tranquila e sem maracutaias.
  • GLAUCO RACCO FONTES | 13/09/2010 | 09:06
    Cara amiga e admirável Roberta Tum!! adoro seus textos e acesso seu portal várias vezes ao dia. Agora cedo percebi que não há uma lógica no título dessa matéria e no título ao lado em que fala ao contrário. Houve uma pesquisa anterior ou a atual pesquisa registrada esta equivocada???
  • Melina | 12/09/2010 | 20:29
    Gostaria de deixar aqui um lembrete a todos os colegas comentaristas: Jornalista não é responsável por pesquisas de intenção de votos. Jornalista é aquele que leva a notícia, seja ela do agrado de muitos, poucos ou nenhum. Tenham mais bom senso!
  • Cristina C. Carvalho. | 12/09/2010 | 17:39
    Quero parabenizar está conceituada jornalista do nosso estado do Tocantins,Roberta Tum pelo seu compromisso com a verdade,e a sua imparcialidade. Mais confirmando suas palavras, quero registrar o crescimento de Siqueira Camposnos quatro cantos do nosso Estado, a carreata em Porto Nacional(10/09)foi um sucesso,a carreata de Paranã promovida pela prefeita Sra. Edmê dia (12/09) uma manifestação linda para Siqueira. Os fatos não mentem,estão aí para quem quizer conferir
  • Roberta Tum | 12/09/2010 | 17:13
    Caros, Respeito o instituto Serpes, quem contratou e pagou esta pesquisa, e quem publicou. Ela diz que Gaguim está seis pontos na frente de Siqueira e tem 3,5% de margem de erro. Mostra Siqueira caindo na estimulada e contraditoriamente subindo na espontânea. Mantenho cada linha do que escrevi. Não sei onde o Serpes andou. Sei onde eu andei. Já houve um tempo em que pesquisa era instrumento de avaliação do desempenho de campanha, e correção de rumos. Hoje virou peça de propaganda. Meu artigo acima foi um alerta para correção de rumos, e não peça de propaganda. Entre os que leram, percebo que alguns entenderam, outros não. Fazer o que? seguir fazendo minhas analises do retrato que vejo, a cada momento da eleição. Pode ser que semana que vem seja outro, mas com Serpes e tudo, ainda é assim que vejo os últimos dias. Obrigada pela leitura, e pelos comentários, favoráveis, contrários, respeitosos ou agressivos. Estou preparada para todos eles. Um abraço!
  • Luciana | 12/09/2010 | 16:23
    Gente e desde quando pesquisa é eleição? Seis pontos numa eleição como a daqui não são nada, portanto não joguem pedra na Roberta, pois ela foi ótima no artigo do "Acorda Alice". Não subam no salto ou sentem na cadeira antes da hora. A eleição é dia 03/10 e sentar na cadeira antes da hora dá azar, lembrem-se do FHC qd concorreu com Jânio Quadros à prefeitura de SP, estava à frente nas pesquisas, posou sentado na cadeira de prefeito e deu no que deu: perdeu a eleição e foi alvo de chacota do Jânio. Como diziam nossas avós: prudência e canja de galinha não fazem mal a ninguém. Menos, bem menos.
  • resposta para adenilton | 12/09/2010 | 15:06
    em vez de vc dar ouvidos a esse tipo de piada..pq no interiorzão o siqueira ta na frente é uma verdadeira piada..vá vc mesmo saber quem lidera para o povao..é 15
  • CAMILA | 12/09/2010 | 15:03
    olá roberta..depois da ultima pesquisa divulgada aqui mesmo no seu site..como fica esse seu artigo pifio e cheio de idolatrias siqueiristas?
  • Luiz Carlos Santos | 12/09/2010 | 11:21
    Cara Roberta, apenas ponderações:os "senhores do mundo", sempre existiram, inclusive no TO.,e enquanto existir a "caneta", portanto o equivoco é a reeleição, assim como "Siqueira cresce, Gaguim estabiliza", não se mostra pontual, após a divulgação da ultima pesquiza em 11.09.
  • Fernando Fillizola | 12/09/2010 | 11:19
    CARÍSSIMA ROBERTA TUM. CONSIDERO VOCÊ UMA GRANDE PROFISSIONAL DA IMPRENSA TOCANTINENSE.TODAVIA, GOSTARIA DE SUGERIR O MÁXIMO DE PRUDÊNCIA QUANDO DO IMPULSIONAMENTO DAS VOSSAS FALANGES PARA A ESCRITA DE ARTIGOS, SOB PENA DE FICAR DEMONSTRADAS OPINIÕES QUE NÃO COADUNAM COM A VERDADE DEMONSTRADA EM CARÁTER TÉCNICO(FALO DAS PESQUISAS).SÓ NÃO VÊ QUEM NÃO QUER.O SIQUEIRA E O SIQUEIRISMO ESTÁ EM FRANCO DECLÍNIO, FICANDO RESTRITO AOS VOTOS DOS FANÁTICOS SAUDOSISTAS DO PATERNALISMO ESTATAL.A VITÓRIA DO GAGUIM ESTÁ CONSOLIDADA E NÃO ADIANTA INSERIR O LULA NA CAMPANHA, ISSO JA É DESESPERO.JA MOSTRA A FALTA DE FIDELIDADE DE UM CANDIDATO SÓ PQ O SERRA ESTÁ ABAIXO NAS PESQUISAS.OPORTUNISMO PURO.O POVO NÃO É BOBO!!!
  • Só observando | 12/09/2010 | 10:00
    kd o resultado da pesquisa SERPES ROBERTA? vc nao vai divulgar?
  • Carlos Morais Abreu | 12/09/2010 | 09:41
    A ALICE NÃO PRECISA ACORDAR, A ELEIÇÃO DE GAGUIM TÁ GARANTIDA, PROVA DISSO É A RODADA DA PESQUISA SERPES E O IBOPE VEM AI NOVAMENTE.
  • Diamnate | 12/09/2010 | 08:11
    Roberta, essa sua colocação foi como já falei, muito boa, porém muito tendenciosa para o lado de Siqueira campos, pois na hoje saiu uma pesquisa serpes jornal do tocantins Gaguim bem na frente. você deve ter notado o tanto de babozeira que os amantes de Siqueira postaram, não é verdade? pois é..... é Gaguim...
  • marcos | 12/09/2010 | 07:32
    serpes mostra gaguim tem 48.3 siqueira 42.3 gaguim crece 7.8
  • APARECIDA | 12/09/2010 | 06:40
    Parabéns pela brilhante materia, voce está com toda razão, o que mais vejo é pessoas dizendo nunca votei no Siqueira mas agora vou votar, é um fato novo na pólitica do tocantins.Falando de perseguição pólitica, quem conhece bem a história das perseguições no estado, sabe que todos nomeiam os parceiros e exoneram os adversários, conhecço caso de exoneração este ano de parentes do Senador João Ribeiro. Os nomeados que ajudaram colocar o Senhor Marcelo Miranda no poder, a justiça ja determinou todos vão ter que estudar e passar em concurso enfelismente tem pessoas por ai que estão nessa de mendigar emprego ao governo desde que começou o estado, isso não é justo. Gostaria de resaltar que cnheço pessoas com carros adesivados Gaguim e são Siqueira, será que essa atitude de adesivar o carro sem o servidor querer não é perseguição, outros comentam que são convidados para reuniões e são Siqueira. No que se refere pesquisas o povo que não tem paixão pólitica, não acreditam em pesquisa porque a onda Siqueira é forte e antes eu imaginava ganha quem tiver dinheiro no último dia más depois do estado está em primeiro lugar em compra de voto, MM perder o mandato quem sabe, ganha quem é o melhor de voto.
  • Gabriel | 11/09/2010 | 23:57
    Roberta,quero informar que esta equivocada em falar q carlos gaguim estabilizou,acho que voçe deve ter visto as pesquisas,aonde mostra na primeira pesquisa IBOPE(falo desse instituto porque não é comprado!)aonde o candidato a governo siqueira campos estava na frente,saiu a segunda pesquisa,carlos gaguim empatou as eleições e nas duas ultimas pesquisas carlos gaguim ja largou na frente de siqueira campos,então se alguem estacionou ai,foi o candidato siqueira campos.E carlos gaguim deu aumento para os PM porque ele sabe respeitar as classes dos policias,não coloca exército e oprime o funcionalismo púlblico do estado do tocantins. Então dia 3 de outubro de 2010 vote no certo, no melhor para o tocantins e para uma democracia verdaderia,vote 15 para governador CARLOS GAGUIM! abraços!!!
  • Pereyra | 11/09/2010 | 23:15
    Cleomar, ou por interesse ou não, Gaguim pelo menos soube valorizar essas categorias, e outros governos que nem na época de campanha fizeram isso? só faziam perseguir? acorda, ser enganado mais de uma vez é burrice, teve governo que governou em três mandatos e enganou o povo muitas vezes, quem tem boa memória lembra, agora os rudes, infelizmente são rudes.
  • wendell | 11/09/2010 | 22:36
    cara roberta tum aqui em Araguaina eu tambem achava k o Gaguim tinha mais votos por estar com a maioria das lideranças dessa região com ele. mais eu vejo k o povo quer Siqueira, como vc mesmo falou ñ mudou o voto. eu mesmo conheso muita gente k estar trabalhando com os deputados k apoião o govenador mais k votão no Siqueira.
  • ADENILTON AZEVEDO RADIALISTA | 11/09/2010 | 19:18
    RECEMENTE MEU COLEGA RADIALISTA MAURICIO CESAR AQUI DE MIRACEMA, ACOMPANHANDO UM CANDIDATO 10 DIAS PELO INTERIOR DO ESTADO, DISSE QUE PELO INTERIORZÃO A CAMPANHA DO SIQUEIRA TÁ PEGANDO FOGO! O POVO TEM UMA VERDADEIRA PAIXÃO PELO VELHO GUERREIRO! DISSE QUE AGORA,DEPOIS DE VER A TRISTE REALIDADE DO ESTADO MUDOU SUA VISÃO! ERA GAGUIM MAIS AGORA SABE QUE O SIQUEIRA É O MELHOR PARA O TOCANTINS! FIQUEI IMPRESSIONADO COM O QUE ELE CONTOU! É ISSO AI: AVANTE SIQUEIRA!
  • Cleomar | 11/09/2010 | 18:40
    Roberta parabéns pelo texto, concordo plenamante com você, a prefencia por Siqueira vem crescendo e muito, pois as pessoas sabe que é o melhoer para o estado. Enquanto isso o Gaguim já está ficando vermelho, pois estar sentindo o cheiro de derrota. HÁ, UM RECADINHO PARA ALGUNS PROFESSORES E POLICIAIS, não pense que o Gaguim deu um aumento pra classe por que ele é bonzinho não, e sim por causa das eleições, pois na verdade tirando isso com que mais ele poderia convencer alguns. Siqueira 45 pro bem de Todos Nós.
  • Luciana Monturil | 11/09/2010 | 17:56
    Cara jornalista Roberta, você realmente tem boa percepção dos fatos. Eu era leitora assídua de um outro portal, mas confesso que estou decepcionada, o proprietário parece que tá a serviço do Governo, sua tendência é visível. Percebi, que o seu site, hoje, é o grande referencial para um jornalismo sério e transparente. O jornalista é o profissional de informação com responsabilidade editorial, em trabalhar fatos, acontecimentos, com vista à divulgação, sob forma de mensagem objetiva. A imprensa responsável e ética é promotora da cultura em todos os seus aspectos e da língua de seu país.Você não é tendenciosa, muito pelo contrário, você analisa o que realmente está acontecendo, você é uma excelente jornalista e está bem inserida no contexto político tocantinense. Parabéns Roberta que faz do seu ofício uma poderosa ferramenta para a transformação social e, sobretudo, para o desenvolvimento humano. Um abraço!
  • Milhomem | 11/09/2010 | 17:25
    (Palavras chave: FRANQUEZA E FIRMEZA Francamente não vejo firmeza num mandato de Gaguim, caso venha a se eleger, vejo simplesmente o continuísmo do nada prevalecendo. Olhem para traz após oito anos e comparem. Olhem tambem para os comitês públicos "hospitais e escolas" isso não é democracia.
  • José Tarcísio. | 11/09/2010 | 14:34
    Será que realmente verdade, que antigamente no tocantins, não precisava ter capacidade, e sabedoria para ingressar na carreira publica, bastava, ser Amigo do Imperador. FICA ESTA INDAGAÇÃO, depois de ver os comentaios desta materia ???
  • José Tarcísio. | 11/09/2010 | 14:23
    Vejo, que realmente, existe uma minoria fanatica, xiita, que não consegue distinguir a realidade de sonhos impossiveis. Acorda AMANTES DA DITADURA.
  • Wilson Mota | 11/09/2010 | 13:57
    Agora VAI! Treme de medo povo do governo! Mas fica tranquilo não vai ter perseguição, quem trabalhou com o Gaguim vai ter ser espaço, reduzido, mas vai ter. Perseguição Jamais! Isso só com o atual governo! Preparem-se pra licitações justas, honestas e transparentes, muitos concursos e vagas para quem for bom de trabalho independente de opção partidária. Ok?
  • Antonio Barros | 11/09/2010 | 12:53
    Nessa situação, fica evidente que teremos pela frente um resultado bem apertado. Espero que dessa vez a máquina seja vencida CQC e que saíamos em definitivo dessa triste estatística de tantos denunciados.
  • Esperando um Tocantins melhor! | 11/09/2010 | 12:52
    Parabéns Roberta pelo excelente texto. Antes de tudo, deixo bem claro que sou SIQUEIRA de coração e voto nele por acreditar que será o melhor.Que me perdoem alguns funcionários públicos, mas existem mtas pessoas que vão ao trabalho apenas para "marcar o ponto". Qntas vezes precisei ir em algum órgão público e fui mal atendida, parece q tem preguiça. Aumento de salário todos querem, trabalhar que é bom, só alguns fazem isso.Por isso o servidor critica o SIQUEIRA por q na época não quiz almentar o salário. Façam valer seus empregos. No póximo dia 3 de outubro votem 45, para o progresso voltar, pois o Tocantins não pode parar!!!
  • odileide | 11/09/2010 | 12:14
    só queria lembrar aos siqueiristas que não se esqueçam quem ele é na verdade.Por todas as injustiças feitas pelo mesmo qdo estava no poder,talvez por defenderem tanto o mesmo não tenham passado pelo q passei e como muitos servidores.
  • Tereza Lucena | 11/09/2010 | 11:38
    Roberta, o seu artigo ficou muito tendencioso, acho que vc deveria continuar imparcial, pois o seu site é bom,e até o momento havia conseguido fazer um bom trabalho. EStamos na reta final e temos que ser mais cautelosos nas informações.
  • Dante Póvoa | 11/09/2010 | 11:36
    Minha cara Roberta, sem ufanismo da minha experiencia politica vivida por mais de trinta anos no Senado Federal e não interrompida porque continuo no exercicio politico como estudioso e praticante ativo das atividades, mas com os pés no chão,é que venho concordar com suas palavras e salientar que a queda virtuosa do Gaguim é visivel pelas adesões constantes de Governistas à apoios ao Sen: Jõao Ribeiro, associa-se também a regeição do Paulo Mourão que não consegue sequer unir seu partido em torno de seu nome pelo contrário mosta-se um desagregador, sem falar na virtual cassação do Marcelo Miranda que é tida como certa como ficha suja, como se não bastasse todo este desacêrto ainda por cima vem o discurso do candidato que cai no descrédito da população com suas promessas absurdas e inezequíveis e suas mentiras compulsivas, por tudo isto e por não acreditar em candidatura eivada apenas em dinheiro que não acredito na eleição de Gaguim. O Crescimento do Siqueira é notado pelo seu próprio discurso, pela união de seu grupo, e pelo desejo da população especialmente dos mais humildes, sem falar no seu amor pelo Estado que ele criou e com propriedade tem o carinho e o respeito de todos nós, exceto por parte de servidores revoltados e PMs beneficiados que não merecem aqui discutir. Portanto não valem mais palavras odiosas de ofensas como sinal de revolta e despreparo que em nada contribuem para o debate democrático, fico com a lucidez das palavras proferidas por vc Roberta no seu artigo.
  • Adailton | 11/09/2010 | 11:17
    O VOTO DE UMA LIDERANÇA TEM O MESMO VALOR DO VOTO DE UM CIDADÃO QUALQUER. EU SÓ NÃO ENTENDO PORQUE A MAIORIA DAS LIDERANÇAS ESTÃO COM GAGUIM E MESMO ASSIM O POVO QUER SIQUEIRA. COMO SERÁ QUE GAGUIM CONSEGUIU TANTA LIDERANÇA DO LADO DELE ? PELA RETOMADA DA MORAL E DO CRESCIMENTO DO TOCANTINS, VOTO EM SIQUEIRA 45. SOU SINCERO SOU SIQUEIRA.
  • Luis Hortencio | 11/09/2010 | 11:14
    EU TENHO CERTEZA QUE NESTA CAMPANHA O QUE REALMENTE ESTÁ FAZENDO A DIFERENÇA, NÃO É O DINHEIRO OFERTADO E NEM A PROMESSA DE CARGOS, E SIM A VONTADE DE RECONSTRUIR DO POVO TOCANTINENSE, QUE JÁ NÃO AGUENTA MAIS TANTA PROMESSA, COMO SOU PROFESSOR SEI QUE ENSINAR, OU MELHOR, TRANSMITIR CONHECIMENTO, NÃO SE ADQUIRI DE UM DIA PRA NOITE, E ISSO FALTA MUITO NO ATUAL GOVERNADOR, INFELIZMENTE, E FELIZMENTE SOBRA EM SIQUEIRA CAMPOS, COLOCANDO AS MEDIDAS TOMADAS PELOS DOIS CANDIDATOS ATÉ A ALTURA DA CAMPANHA, VEJO QUE A MAQUINA, MAIS UMA VEZ PERDERÁ PARA A RAZÃO, PORQUE DE NORTE A SUL DO ESTADO, OU AONDE EU PASSO SÓ VEJO UM SENTIMENTO VIVO, QUE NÃO MUDA E NEM SE VENDE, É O SENTIMENTO VERDADEIRO, DE AMOR, ME EMOCIONEI COM UMA CENA QUE VI EM VANDERLANDIA, UM SENHOR DE UNS APROXIMADAMENTE 75 A 80 ANOS DE IDADE CHORAR E CLAMAR PELA VOLTA DE SIQUEIRA, ISSO ME FEZ REFLETIR AINDA MAIS, SOBRE MINHA POSIÇÃO POLITICA E A QUEM SERIA MERECEDOR DO MEU HUMILDE VOTO, E CHEGUEI A CONCLUSÃO, QUE É MAIS QUE HORA DE SIQUEIRA VOLTAR E RESTRUTURAR ESTE ESTADO, PODE SER QUE EM 4 ANOS ELE NÃO CONSIGA FAZER TUDO QUE TERÁ QUE SER FEITO MAS VAI FAZER MUITO MAIS QUE OS NOVOS QUE PELO PALACIO ARAGUAIA PASSARAM, E ESSE NEGOICO DE QUE FUNCIONARIO PUBLICO VOTA GAGUIM, NÃO É BEM ASSIM, NA SECRETARIA QUE EU TRABALHO TODOS OU MELHOR DIZENDO A MAIORIA É SIQUEIRA, ENTÃO ESSA SUA MATERIA VEIO BEM A CALHAR, POIS ACORDE MESMO ALICE, NADA ESTÁ GANHO E COMO DIZ O DITO POPULAR, A VOZ DO POVO É A VOZ DE DEUS, CUIDADO PARA NÃO CAIR DO CAVALO, HÁ E CLARO PARA FINALIZAR MEU VOTO SIM É 45 SIQUEIRA CAMPOS, O MELHOR PARA O TOCANTINS!
  • Emilio | 11/09/2010 | 11:07
    Parabens Roberta, vc se posicionou muito bem mas falhou feio quando falou que liderança não ganha eleição, concordo com voce, mas não ganha eleição liderança pouca, mais pela quantidade lideranças que o grupo governista tem e as adesões chegando a todo dia com certeza essa ninguem tira do GAGUIM não, se as eleições fossem do dia 10/08/2010 ate o dia de hoje sem sombra de duvidas o GAGUIM estaria reeleito disparado e com essas quantidade de adesões e so segurar e partir pra vitória no dia 03/10, falei
  • SIQUERIDA | 11/09/2010 | 10:31
    Cara Roberta, parabéns pelas suas inteligentes palavras, concordo em gênero, número e grau. Sou Siqueira desde quando votei pela primeira vez, e continuo a votar. Trabalho pra ele de graça, ele não precisa comprar meu voto.SIQUEIRA você pode ser chamado do que for,porque pra mim vai ser sempre meu governador SIQUEIRA CAMPOS.
  • Gilvan Nolêto | 11/09/2010 | 09:46
    Eu de novo! Discutindo seu artigo com amigos eu ouvi que EU em meus artigos, ando batendo demais no PMDB. Eu disse que não, apenas estou cortando na própria carne. E é o que precisa ser feito, se é que alguém quer mesmo ganhar as eleições.
  • paulo | 11/09/2010 | 09:46
    fazer um comentário deste ou sabe informações de pesquisas internas ou claramente deixa sua torcida à flor da pele ,mas falta mesmo dinamismo de ambos candidatos a empolgação dos siqueirista ocorre pela fome do poder que época delles existia um governo feito de fato para poucos quanto ao governador gaguim a falta de dinamismo se dá exatamente porque estamos diante de um politico apenas legislou e quando governa o faz ás vesperas de uma eleição o que na verdade se pode ter relativo parametro.
  • Fernando Fillizola | 11/09/2010 | 09:42
    CARA ROBERTA TUM. GOSTARIA DE FAZER DUAS PERGUNTAS AOS OBSSECADOS E OFUSCADOS SIQUEIRISTAS:POR QUE ELE NÃO DIVULGA O RESULTADO DAS DUAS PESQUISAS-VOX E SERPES E POR QUE ELE NÃO COMPARECEU AO DEBATE DA UNIRG???COM A PALAVRA OS FIEIS OBSEQÜENTES!!!
  • Gilvan Nolêto | 11/09/2010 | 09:30
    Eu sei! Já falei muito. Mas vc provoca, po! Ontem um amigo me questionou: a Roberta deu um bote salva-vidas para os siqueiristas com o artigo. Eu disse que entendia que vc tinha alertado a coligação governista quanto ao "ja ganhou". Há oportinismos aqui. Como todos sabem, a internet é melhor ferramenta eleitoral que comícios, embora eu tenha saudades deles. E todos usam essa ferramenta como bem entendem. Gaguistas estão cochilando! Siqueiristas não! Essa "seria" uma explicação para mais comentários de um, que de outro. Mas na verdade, ta faltando aquele entusiasmo. Em ambas! Ah, a propósito, eu vi a tal pesquisa da Folha do Povo. Mas se quer minha opinião, ela não tem a menor credibilidade. Me pergunte depois. Cheiro!
  • Luis Silva R | 11/09/2010 | 09:19
    Roberta vejo em você imparcialidade impar, e o que escreveu é pura verdade, prova disto foi Tocantinpolis, onde tivemos a oportunidade de assistir ou dois comicios, primeiro o de Carlos gaguim depois o de Siqueira, o do Gaguim com toda estrutura e com onibus fretado para transportar pessoas das cidades vizinhas não deu a a metade do público que compareceram ao comício do Siqueira. Parabéns!
  • Marcio Augusto Rodrigues de oliveira | 11/09/2010 | 07:48
    O pior cego é aquele que não quer enchergar. Há dois Institutos sérios, Ibope e Serpes, estes acertaram. Na epoca a situação era verossimel à atual. Siqueira caiu e vem caindo. O Brasil mudou o Tocantins mudou, o velho Siqueira efetivamente não percebeu, mas o povo sim. É evidente que o Siqueira tem seus seguidores secetários. Na atual conjuntura Siqueira Senador seria coerente isso sim seria coerencia. Tudo muda na vida principalmente o poder que é dado pelo povo via voto. O poder é efemero e é pena que Siqueira não se conformou e teve a humildade de reconhcer que o Estado do Tocantins não é sua propriedade particular. É claro que Gaguim ainda não ganhou visto que as Eleições só acontecem em 3 de outubro, mas, às 20 horas do mesmo dia os azuis estaram vermelhos de raiva e os vermelhos naturalmente choraram de alegria, vitória do Gaguim aqui e Dilma no Brasil.
  • Wesley Oliver | 11/09/2010 | 01:49
    Nossa, quase me comovi com essa sua história de lamentação e sentimentalismo. Será que não dava pra você ser um pouquinho imparcial com suas palavras? Nossa quanto sentimentalismo e puxa saco para o candidato Siqueira... De certo você tem total liberdade de expressar o que quer "liberdade de expressão", mas tentar convencer o povo com todo esse cerimonial, com expressões doceis e cheias de sentimentalismo? fala serio. Quem decide é o povo e nao as lideranças, mais quem faz o movimento sempre é um lider, aquele que teve total liberdade de chegar e reunir numa só força e numa só garra a vontade de uma só expressão é GAGUIM NO CORAÇÃO. Acho que também irei fazer uma simulação de pesquisa, ainda mais com a nova moda, calçar um tenis e sair para caminhar ou jogar conversa fora em local de Siquerista... O fato é, Siqueira quer ser dono do Tocantins, assim como a familia Sarney é dona do Maranhão, chega... Olha,não irei deixar de elogiar suas palavras, você quase me deixou emocionado e tenho certeza que com essa sua liguagem emocionou varias outras pessoas, é o que dar pra ver. Pelo amor de Deus, temos que diferenciar determinadas palavras, deixar o sentimentalismo do lado e acreditar na razão, chega de Ditadura, Queremos é liberdade de ir e vir, de poder nos expressar da maneira que achamos dentro das conformidades legais. Mais de uma coisa eu tenho certeza, dia 03 de outubro é DILMA na cabeça e GAGUIM com certeza.
  • Sebastião G. R. | 11/09/2010 | 01:19
    Cara jornalista Roberta,vc realmente tem boa percepção das coisas. É exatamente isso que está acontecendo. A gente percebe que o Candidato GAGUIM está muito preocupado, pois a sua campanha é, realmente, de muito barulho mas de pouco conteúdo. Todo barulho é feito pela militância, mas o povão mesmo, fica só ouvindo e falando baixo, pois já sabe quem será melhor para o nosso TOCA. E sem sombra de dúvida é o velho SIQUEIRA que está voltando com todo gáz pra arrrumar muita coisa neste Estado. Não adianta, é 45 SIQUEIRA e DILMA 13. Falei!..
  • Ana | 11/09/2010 | 00:39
    Roberta, parabéns mais uma vez. Vc como jornalista de longe sua análise, seu olhar crítico nos remete a realidade, em que pese, a o vencedor desse certame, certamente será do conhecimento de tds, após apuração das primeiras urnas espalhadas por esse estado, que sobretudo tem "lideranças", mas os quais não tem seguidores, e diga-se de passagem, seguidores=eleitores que estão analisando o que será melhor para o Tocantins. Eu estava indecisa, mas já me decidi pela experiência, pela autivez, pela firmeza,e principalmente pelo amor que ele tem por esse estado que bravamente ele lutou para criar, e hoje a minha gratidão transformo-a em voto, pois se aqui não fosse um bom lugar, jamais tera vindo para cá. Gosto de morar aqui e aqui escolhi para viver sempre. Sou livre, independente de cargos ou favores palacianos, portanto, já me decidi, voto a chapa completa: 45, 221, 222, Marcelo Lélis e Eduardo Gomes. Até a vitória Tocantins!!!!
  • ANTONIA CARNEIRO | 11/09/2010 | 00:27
    ei roberta parabénspela a sua opinião agora, ví q é igual a minha , os siqueristas tem paixão, e os gaguistas tem entusiasmo, mais ñ tem ação, então acredito que a decisão será mesmo no dia 3 de outubro após ao termino da votação, só sei que eu sou uma apaixonada e não uma entusiasmada, serei eternamente 45.
  • //////vôdô A. Siqueira | 11/09/2010 | 00:25
    Caros siqueiristas, o SC foi governador por 3 mandatos, somando 10 anos de poder. Realmente fez alguma coisa, pois foi eleito p/isso. Acham q/foi muito? basta fazer um levantamento de todas as obras existentes no To, exceto obras do governo federal, através dos Ministérios de Minas e Energia, Educação, Transportes,Infraero etc, relaciona as obras q/ele fez e as q O Dr Avelino, Marcelo Miranda e Gaguim fizeram em tempo quase igual, apenas 1 ano e 8 meses a + (na realidade o tempo de governo individual do 3 somados alcançam 9 anos e 8 meses, pois durante os 2 1os anos de governo do MM quem mandava era ele SC, até quando o MM acordou e passou a governar com democracia o nosso To), se as obras destes NÃO for o dobro das do SC em 10 anos, aí então, me rendo. Isso jamais acontecerá pois conheço a verdadeira história do To e seus idealizadores. O carater de um homem niguém muda (só Deus). Pau q/cresce torto até as cinzas são tortas. Está sendo uma ovelhinha agora, mas, na realidade por baixo dessa lã existe um lobo MAU MAU MAUUUUUU! Das 2 opções, posso até me enganar, c/fui enganado uma vez, tenho certeza q hoje é a melhor, GAGUIM 15. Parabéns Roberta, só vejo seu site e outro é muito tendencioso, ñ perco tempo.
  • Valdevino | 11/09/2010 | 00:20
    Ao longo desta campanha me mantive silente, posto que sou servidor estadual, mas não resisti aos acontecimentos políticos que estão acontecendo. Roberta, quero lhe parabenizar pelo excelente artigo, próprio mesmo da sua verve, posto que seus textos são pautados por excepcional qualidade e riquezas de argumento e pleno domínio do vernáculo. Quando digo que não consegui me calar, o faço porque percebo que o povo do Tocantins está amadurecido devido os percalços ocorridos na gestão pretérita. O povo não mais acredita em aventureiros, os quais têm como plataforma de governo a propalação do engodo, da mentira etc. O povo pobre, necessitado, pode até pegar o dinheiro que lhe é oferecido, na tentativa de comprar seu voto, mas no momento do voto, seguramente não mais vota nesses pseudos políticos... Sem dúvida nenhuma o movimento VOLTA SIQUEIRA está entrando em todos lares do Tocantins, como a brisa do vento matinal que refresca, no intento de tempo melhores... É tempo de sonhar, é tempo de acreditar em mudanças, é tempo de Siqueira voltar, para colocar o Tocantins nos rumos que sempre sonhamos... Aproveito também para parabenizar todos comentaristas pela qualidade dos comentários que, seguramente enriquecerá cada vez mais o debate político. Aproveito, também, PARA CONCLAMAR OS SIQUEIRISTAS DAS ANTIGAS E OS NOVOS PARA UNIRMOS FORÇAS E IRMOS PARA AS RUAS, EMPULHADOS DA BANDEIRA DA LIBERTAÇÃO... A LUTA, SIQUEIRISTAS, VAMOS NOS TORNAR SOLDADOS DESTA GUERRA, QUE RESGATARÁ A ORDEM E A MORAL DESTE ESTADO
  • juracy Amaral de Monte do Carmo/TO. | 10/09/2010 | 22:57
    Roberta, todo mundo tem o direito de falar o que bem pensa, más uma coisa é mais do que certa, o povo tocantinense tem medo das ações maldosa do siqueira, por exemplo, não honrar os contratos, os aumentos salariais, o plano de saúde, em fim ele não gosta de funcionários públicos, por isso servidores concursados e nomeados, é bom fazer uma reflexão na hora dessa escolha de governador.
  • consciente | 10/09/2010 | 22:44
    É uma vergonha ter que chamar este homem de governador: eleito por eleição INDIRETA com os votos de um grupo de deputados não inteligente (dizem que a unanimidade é burra) e que representam apenas 30% dos votos validos da ultima eleição. Onde esta o nosso direito de eleições DIRETAS. Como fica a regra de que pra ser eleito precisa ter 50% mais 1 dos votos validos?
  • José Santos | 10/09/2010 | 21:45
    Parabens Roberta pela Materia, Gostaria neste espaço fazer alguns comentario; Quando no mesmo periodo, vimos circular duas pesquizas, com resultados diferentes, Ibop favorecendo ao Governo e Voxpop, Favoravel ao Siqueira, fiquei sem entender. Entrei em contato com os dois intitutos de pesquizas e atraves de Imail tive as seguintes esplicações. O Ibop informaou que foi contratado por uma empresa para fazer a pesquiza e a empresa indicou as cidades a serem pesquizadas, informau ainda que se a pesquiza fosse realizada em cidades escolhidas pelo instituto poderia ter resultado diferente informou tambem que já está contratada pela Rede Globo, para fazer uma pesquiza próximo o dia da eleição em todos os Estados do Brasil, e que o resultado poderá ser diferente pois abrangerá todas as regiões do Estado e que ambas as pesquizas estará sendo usado o mesmo métado. O Voxpop. tambem deu explicações semelhantes. Com a queda do Marcelo Miranda nos próximos dias, atendencia é o Siqueira subir ainda mais, já que João Ribeiro está recebendo apoio de varios candidatos Governista, além do Paulo Mourão está sendo rejeitado até mesmo pela cúpula do PT, imagine os outros partidos da coligação. Sé o João Ribeiro exigisse o apoio intefgrau dos prefeitos que lhe segue, Vicentinho e o Siqueira estaria bem melhor que os concorrentes, já que ambos são ficha limpa. Com relação a compra de lideranças, o povo está provando que ficaram pior, pois o Siqueira cresceu muito em Pedro Afonso e Araguaina, (foco de suspeitas), apos as adesões do Tom Belarmino e Júnior Mazola, o povo está atento a tudo. Nosso Estado tem que deixar de estar nessas estatistica envergonhosa, como em primeiro lugar na compra de votos publicada pelo Jornal Nacional. Tem candidata a Deputada Federal, trabalhando em 8 cidades e na pesquiza geral está na segunda colocação, (Goiaciara Cruz) e outro candidato tambem da região Sul, trabalhando em 92 municipios e não está entre os oitos colocados(Angelo Agnolim). Nas eleições está sendo provado que o poder economica não está sendo tudo, estão falando mais alto a credibilidade do candidato. aviões, carros de Som e carros adesivados, não estão sendo convertidos em votos nestas eleições.
  • marcelo antonio | 10/09/2010 | 21:34
    todas as pessoas com menos de 21 anos no no tocantins, foi seiqueira quem fez ( é um absurdo)
  • Sandra | 10/09/2010 | 21:20
    Siqueira vai ganhar as eleições com certeza, pois o povo chama por Siqueira de novo. Aqui em Araguaína só dar Siqueira 45.
  • Lázaro | 10/09/2010 | 20:50
    O fato dos sequidores de Siqueira Campos passarem a se manifestar mais não significa crescimento deste. Essa coisa de oba oba na política não significa nada. Claro que em Palmas há muitos siqueiristas e claro que estes são mais fanáticos que os gaguistas. Senão por ideologia, por necessidade... Eu pessoalmente só faço alguma avaliação tendo em mãos pesquisa do Ibope, ou de algum instituto confiável. Como o Siqueira não quis divulgar a sua pesquisa encomendada ao Vox Poppuli, realizada alguns dias após a pesquisa do Ibope que dá vantagem à Gaguim em 6 pontos percentuais, ainda creio existir essa vantagem. Sem contar a pesquisa do instituto Stylo onde a vantagem chega a 13 pontos... Recordo bem os antigos pleitos aqui em Paraíso. A ARENA e depois PDS faziam o barulho e o MDB, depois PMDB fazia os prefeitos... Contudo, é bom os marketeiros do governador Gaguim levar à sério essa matéria. Precaução e caldo de galinha nunca fazem mal.
  • silvio cesar | 10/09/2010 | 20:50
    Alerta vermelho para os funcionarios publicos, a volta de Siqueira é retrocesso nas conquistas funcionais e na vida financeira.
  • Amadinha | 10/09/2010 | 20:45
    Roberta hoje cheguei a sentir mal de tanta emoção que senti. Percebi, que o seu site, hoje, é o grande referencial para um jornalismo sério e transparente. Parabéns Roberta continue assim e podemos cada vez mais sonhar com a condição de crer em nossos sonhos. Sou Siqueira porque acredito em missão e ele vai começar o processo de reestruturação do Tocantins.
  • Amadinha | 10/09/2010 | 20:36
    Roberta Tum: Saiba que hoje vc fez a felicidade de muitas pessoas que leram o seu artigo sobre as eleições. Hoje saí nas ruas e o sentimento era um só: Siqueira Volta.
  • Murillo | 10/09/2010 | 20:29
    Roberta, achei maravilhosa sua avaliação e mostrou hoje sua competência de jornalista, não atingiu ninguem com sua analise e mostrou a verdade, realmente o cenario desta eleição esta mudando, a verdade sempre prevalece...parabens.
  • Tocantins Tem Jeito | 10/09/2010 | 20:16
    ALERTA AOS FUNCIONÁRIOS PÚBLICOS CONCURSADOS DO ESTADO DO TOCANTINS As eleições se aproximam, portanto deve-se atentar quanto à vida pregressa dos candidatos, principalmente quanto àqueles que se opuseram aos direitos do funcionalismo público estadual. Toda a população é sabedora que, no final do ano de 2007, o Governo Marcelo Miranda concedeu um aumento de 25% aos funcionários por meio de lei regularmente aprovada pela Assembléia Legislativa Estadual, entretanto, logo após o Governo mudou de idéia revogando tal lei sempre com o aval da maioria dos nobres deputados. Apesar de ações judiciais terem sido interpostas (M S/TJ, ADIN/STF), no sentido de fazer valer o direito do funcionalismo ao aumento concedido legalmente, tentou-se via Assembléia revogar aquela lei que cassou o aumento, no entanto, tal iniciativa não vingou em razão dos votos contrários de grande parte dos deputados estaduais, que hoje precisam e mendigam os votos dos funcionários e famíliares. Assim, segue a lista dos deputados que votaram a favor e contra o aumento de 25%, concedido aos funcionários públicos do Estado do Tocantins. É bom lembrar que à época das manifestações do funcionalismo em prol dos 25%, inclusive, na Assembléia Legislativa, teve deputado que fez pouco caso e até ironizou a causa dos funcionários, talvez por desconhecer termos como "Direito Adquirido", princípio da legalidade, da segurança jurídica, etc, que norteiam o Estado Democrático de Direito. É importante que se dê o troco... Não há hora mais propícia. Analisem e votem com consciência, sem alienação!!! Votaram a favor dos 25% 1.Marcelo Lelis 2.Amélio Cayres 3.José Geraldo 4.Luana Ribeiro 5.Raimundo Moreira 6.Cacildo Vasconcelos 7.Raimundo Palito 8.Stalin Bucar Votaram contra os 25% 1.Carlos Henrique Gaguim 2.Angelo Agnolin 3.Júnior Coimbra 4.César Ralum 5.Josi Nunes 6.Solange Duailibe 7.Eduardo do DERTINS 8.Eli Borges 9.Fábio Martins 10.Iderval Silva 11.José Viana 12.Manoel Queiroz 13.Paulo Roberto 14.Sandoval Cardoso Para o bem da nossa categoria encaminhe esse email para todos os funcionários concursados que você conhece.
  • kelson | 10/09/2010 | 19:42
    em 25 anos de vida nunca vi um candidato que esta no governo perder uma eleição de uma hora pra outra, tenho visto que a vontade do povo é é que Carlos Gaguim seje eleito no dia 3 e outra agora não tem tanta gente indecisa assim não já passou do tempo... Gaguim
  • Silvana de Cassia | 10/09/2010 | 19:30
    Agora quem vota é o povo eo Povo quer Siqueira de novo.Engole o choro alguns Pm e alguns funcionarios apaixonados
  • geni fialho wisniewski | 10/09/2010 | 18:46
    Roberta, acabo de ver ao vivo a carreata de Siqueira em porto Nacional... uma vibração na rua , nos carros... algo para quem tem dom de narradora! enanarrável...pessoas dentro dos carros cantando, e nas fretes das casas vibrando...crianças parando e perguntando cadê o velho!Foi uma declaração de amor à Siqueira! Confirma na integrá seu comentário. Dizem que SC não ganha em Porto Nacional, que nunca ganhou..Pois vamos a grande virada.o povo quer SC em Porto Nacional também. PK? PK? Existe uma resposta. Porto Nacional tem votado e não tem tido respostas. Tá na hora da experiência e do estadismo de um homem diferente de fazedor de promessas ele é o pagador de promessas.(para que não venham com comentários dizendo que não foi bem assim, eu moro em frente a Nutrisal, e o que narrei vfoi a visão desse espaço até a passagem na ponte da Praia. Falando em Ponte, fazem mais de 60 dias que ouve um acidente que derrubou proteção, está um perigo...Dertins,vereadores, prefeita, deputados, governador todos tem passado por alí...nas carreatas...será que é responsabilidade de SC. também!
  • Le | 10/09/2010 | 18:03
    Muita calma nessa hora Carlão...faz por menos que o tombo vai ser menor!
  • Flavio | 10/09/2010 | 18:01
    O povo quer quem faz obras e quem já fez aqui no Tocantins foi o SIQUEIRA.....VOLTA LOGO SIQUEIRA..
  • Gilberto | 10/09/2010 | 17:57
    Os Funcionários Públicos estão com medo de se manifestar. Afinal emprego está difícil. Mais todo mundo aqui é Siqueira com certeza.
  • Edivan Martins | 10/09/2010 | 17:45
    Também vejo do mesmo jeito que vc; Parabens pela visão e comentário.
  • Carlão | 10/09/2010 | 17:24
    Cara Roberta, não tem jeito, o Gaguim ganha a eleição com margem acima de 70.000 votos. Seu comentário levantou muito Siqueirista que já tinha desisitido, o que não muda o resultado das eleições. É o povo que não quer mais SC. Espere para ver e verá. Tchau
  • Vilmon | 10/09/2010 | 17:07
    E A GREVE DOS POLICIAIS MILITARES EM CONFRONTO COM O EXERCITO, OS FUNCIONARIOS PUBLICOS QUE FOI REVOGADO AS LEIS DE AUMENTO. FOI SIQUEIRA QUE FEZ.
  • Roberta Tum | 10/09/2010 | 16:59
    Amigos leitores e comentaristas, agradeco as opiniões de todos que postaram aqui. O debate é bom por que permite a diferença e a divergência de idéias. EMERSON, te respondendo, falo do que vejo, não posso falar do que não vejo não é mesmo? Quanto a citarem a minha presença quando estou cobrindo este ou aquele comício é normal, e depende do locutor. Exemplo: No Santa Bárbara, o Ted citou, e o comício era do Gaguim. Na 307 Norte cheguei antes dos candidatos, e o PC agradeceu a cobertura. Já Taquaruçu, é onde eu moro, normal citar né? Não vejo problema nisto, aliás, só me ajuda a divulgar o Site RT. Agradeço todas as citações. Quanto a paixão da minha parte, é um equívoco seu. Obrigada!
  • Cleber | 10/09/2010 | 16:38
    Uma coisa é certa: Não adianta o povo ficar pensando e acreditando que esses candidatos irão cumprir todas essas promessas, porque isso é só da boca deles. Essa briga pelo poder, é só penando neles próprios. As vezes eu paro e fico olhando as pessoas discutindo, brigando e até mesmo chegarem aos tapas por causa desses políticos. Aí eu fico me perguntando: Será que os militantes estão brigando à toa? Será que alguém não quer está dentro do esquema???
  • Tocantinsagora | 10/09/2010 | 16:27
    SABE PORQUE A CAMPANHA DO GAGUIM ESFRIOU, É QUE ELE NÃO TEM NADA PRA MOSTRAR QUE TENHA SIDO FEITO POR ELE, O PROGRAMA DELE PARECE MAIS UM PROGRAMA DE DILMA E LULA. O BRASILEIRO TEM VISTO QUE LULA NÃO GOVERNA PRA "A" OU "B" E SIM PARA O PAIS, O GAGUIM DIZ QUE É CANDIDATO DE LULA E DILMA, ATÉ 10 MESES ATRÁS ELES NEM SABIAM QUE GAGUIM EXISTIA.
  • Klébio Barbosa Fonseca | 10/09/2010 | 16:25
    Manoel, penso igual a vc: NENHUM LÍDER, NENHUM CADIDATO A PRESIDENTE, NENHUM CADITADO A SENADOR, NENHUM CANDIDATO A GOVERNADOR, NENHUM CADIDATO A DEP. FEDERAL, NENHUM CANDIDATO A DEP. ESTADUAL mandam em meu voto.
  • Tocantinsagora | 10/09/2010 | 16:19
    CARA ROBERTA, FAÇO MINHAS AS SUAS PALAVRAS E AINDA ACRESCENTARIA MAIS, SABE PORQUE OS QUE ACOMPANHAM O GAGUIM NÃO TÊM MOTIVAÇÃO? É SÓ ESTÃO ALI PRA GANHAR UM "DINHEIRINHO" PRA LEVANTAR BANDEIRA, POIS FALTA EMPREGO PARA OCUPAR ESTE PESSOAL DE VERDADE É A CHANCE QUE UMA MÃE TEM DE AJUDAR NO SUSTENTO DA FAMÍLIA POR PELO MENOS 2 MESES, POIS A MAIORIA DESTE PESSOAL SÃO MULHERES, SÓ QUE ELES NÃO VOTAM EM SEU "PATRÃO" POIS ESTÃO VENDO DE PERTO O QUE ESTÁ ACONTECENDO. TAMBÉM ACHO QUE O GAGUIM NO ALTO DE SUA PREPOTÊNCIA, CANTOU VITÓRIA ANTES DA HORA E AINDA TEVE A CORAGEM DE DIZER QUE O SIQUEIRA NADA FEZ NESTE ESTADO, INDEPENDENTEMENTE DE APOIAR SIQUEIRA OU NÃO TODOS SABEMOS DE SUA HISTÓRIA E LUTA NESTE ESTADO, O NOME DE SIQUEIRA ESTÁ GRAVADO NA HISTÓRIA DESTE ESTADO DE FORMA INDELÉVEL, O QUE ME DEIXA ANIMADO É QUE O POVÃO SABE DISSO E SABERÁ RECONHECER O TRABALHO DE SIQUEIRA POR ESTE ESTADO NO DIA 3 DE OUTUBRO.
  • Antonio Santos Castarelli | 10/09/2010 | 16:08
    Parabéns pela reportagem Roberta, acho que todos sabem, sobre a reportagem de ontem do Jornal Nacional, onde a Polícia Federal, informou que o Tocantins está em primeiro lugar nas compras de votos do País, isso é uma vergonha, temos que parar de votar por causa do dinheiro, com Marcelo Mirando foi assim e, estava caminhando para a vitória de Guaguim também, só que o povo estão espertos, pode até pegar o dinheiro do Vermelho, só que vota no azul. Siqueira 45!
  • joel | 10/09/2010 | 16:03
    Realmente Roberta concordo com vc, queria eu que o internauta viesse em Bandeirantes-TO só dá Siqueira, adeus Gaguim.
  • Leandra | 10/09/2010 | 15:45
    Nossa!!!chego a me arrepiar quando leio seus textos. Essa parte do site em que vc coloca sua opnião, além de nos apresentar um texto crítico e muito bem construído, vem carregado de emoção. É isso mesmo cara Roberta...somos APAIXONADOS POR SIQUEIRA CAMPOS!!!! e esse homem sozinho (sem lideranças, sem máquina na mão e com uma idade em que muitos já se entregaram) consegue provocar esse fervor pois vemos claramente que a sua vontade de cuidar do Tocantins é por puro AMOR...e esse sentimento é o que nos contagia. Siqueira tem pelo Tocantins um amor de PAI!!É CLARO...foi o principal responsável por sua criação. E gente,sejamos mais honestos e transparentes. Quem é pai sabe que existe algo ILIMITADO no amor de um pai por um filho!! algo em que se acredita e que não se pode falhar, nem que pra isso se tenha que lutar contra o mundo inteiro. Siqueira acredita no TO e quer vê-lo crescendo novamente. E como bons filhos, nós(tocantinenses apaixonados) queremos acreditar que nosso pai tudo pode!!!Parabéns Roberta pelo texto... Leandra de C. Alves - 25 anos - Fisioterapeuta, independente de cargo público e apaixonada pelo Tocantins.
  • Euler | 10/09/2010 | 15:44
    Uma piada que saiu na minha roda de amigos e reflete a minha opinião sobre o quadro político Tocantinense. Dois amigos estavam conversando quando um deles disse que o Siqueira e o Gaguim estavam viajando no mesmo avião quando de repente ele cai na floresta. E aí perguntou: Quem sobreviveu nesse acidente? O Outro respondeu: O povo Tocantinense, esse se salvou.
  • WAGNER AGUIAR | 10/09/2010 | 15:39
    NA MINHA PERCEPÇÃO ROBERTA, A CAMPANHA DE GAGUIM JOVEM 15 DEU UM ESFRIADA APÓS A ADESÃO DE MARZOLLA E O INÍCIO DA CAMPANHA DO SIQUERIDO QUE DE FORMA ANÔMALA FICOU EM VOGA, CRIANDO UM ESTADO DE SUSPENSE.VEJO COM RECEIO O APOIO DE ALGUNS PRÓ-GAGUIM APOIAR JOÃO RIBEIRO, O QUE DA UMA CONOTAÇÃO SEMIÓTICA NA SITUAÇÃO, CONFUNDINDO OS FORMADORES DE OPINIÃO QUE NÃO QUEREM EMBARCAR NESTE ALINHAMENTO POLÍTICO. AGORA NA RETA FINAL COM A MASSIFICAÇÃO DE DILMA E LULA NA MÍDIA FAVORECE A GAGUIM. FAÇO MINHA PESQUISA BOCA-A-BOCA E NOS CONTATOS TOCANTINS AFORA E SUBTRAINDO A PAIXÃO AINDA É SUBSTANCIALMENTE FAVORÁVEL A GAGUIM JOVEM 15. ABRAÇO A TODOS.
  • Antônio Pereira da Cruz (Goiânia) | 10/09/2010 | 15:35
    Mais uma vez, nota dez para você Roberta Tum. Leio todos os dias a sua coluna principalmente os seus artigos (sua opinião pessoal). O tema de hoje é propício para aqueles que já estão cantando vitória antes da hora. Você realmente tem sido imparcial, enquanto que tem colunista de Palmas vive às custas do Governo e não pode se manifestar como você faz imparcialmente, chegando ao ponto de calçar tênis e acompanhar o dia-a-dia dos dois candidatos a Governador. Ter todos ou quase todos os Prefeitos na mão é uma coisa, agora, será que o povão vai atender os apelos deles? Vamos aguardar os resultados de 03 de outubro. Por oportuno digo mais ainda, as pesquisas não significa nada, isto porque: quem encomendou e pagou deve sair melhor, logo, entendo que as pesquisas deveriam até mesmo ser proibidas, assim cada um votaria sem ser influenciado.
  • Maria | 10/09/2010 | 15:28
    OLÁ QUERIDO CARLOS MORAIS ABREU, ATÉ ONDE EU ENTENDO A LETRA DESTA MÚSICA A QUE VC SE REFERE E COMO A PRÓPRIA PALAVRA DE DEUS DIZ, O AGIR DE DEUS É NA VIDA DE QUEM É FIEL. AGORA ME ESCLAREÇA ONDE O GAGUIM Q É O CANDIDATO A Q VC SE REFERE E VAI CANTAR EM AGRADECIMENTO A VITÓRIA, TEM SIDO FIEL AO SENHOR, SE ELE MESMO DIZ Q É DESVIADO? TUDO BEM QUE A MÃE DELE É UMA SERVA DE DEUS, MAS E ELE QUAL O COMPROMISSO QUE ELE TEM COM O SENHOR? NÃO USE O NOME DE DEUS EM VÃO. DEUS JÁ DECIDIU ESTA ELEIÇÃO, SEJA PELO BEM OU SEJA PARA CORRIGIR O POVO, MAS DEUS JÁ DEFINIU A ESCOLHA DELE, AGORA NÓS ELEITORES SÓ VAMOS SABER A DECISÃO DE DEUS NO DIA 03.10.2010.
  • Beto | 10/09/2010 | 15:26
    Roberta, minha opinião é de que gaguim tem as lideranças e Siqueira o povo. Siqueira é segurança, conhecemos o trabalho dele. Acredito que se souberem trabalhar a campanha ele leva as eleições. Gaguim está no clima de já ganhou, mas o povo conhece suas falhas.
  • Mamuel | 10/09/2010 | 15:24
    Essa matéria traduz os anseios dos eleitoresw conscientes, pois já era essa de ter dominio de votos. Eu até agora não me decidi só sei que não é lider politico que manda em meu voto.
  • vitor akkari | 10/09/2010 | 15:16
    Concordo em gênero, número e grau... até nesmo no jingle de Gaguim já diz:"é um bezerro só"... ...sinal que, está mamando, em muito. Ao lado dele, a turma do ôba-ôba, do já ganhou e do fanatismo, é claro que, ganhando um por fora. Nos comícios de Gaguim só se vê "contratados", já no de Siqueira é espontâneo o gesto das pessoas irem de encontro ao candidato para ouvir suas propostas. Deixemos de lado as mentiras palacianas e pensemos mais no Tocantins.
  • JOSÉ TARCÍSIO | 10/09/2010 | 15:14
    Querida Roberta Tum, com todo respeito que tenho por tí, esta materia, acredito ter sido a mais infeliz, NÃO SE PODE COMPARAR, trabalhos de bairros pequenos, com os grandes, de enorme população. O Gaguim, quase não tem divulgado, seus movimentos, tudo é quase surpresa, ao contrario do outro lado. NÃO SE VENCE ELEIÇÕES SEM LIDERANÇAS, não menospresa o Poder das Lideranças. Gostaria, que colocasse lado a lado, as duas CANDIDATURAS, cada uma de um lado de uma praça, são incoparaveis. O canditato, que no passado era governo, hoje é um COLECIONADOR DE DERROTAS, AGORA só possui a OPSIÇÃO natural de qualquer candidato, poderia ser quem quer que seja,alcançaria entorno de 30 à 35% dos votos, como oposição natural. Comente esta materia, no dia 04.10.2010. AQUELA ERA JÁ ACABOU, COMO TUDO NA VIDA PASSA, o tempo da ARENA, da Ditadura, já se foi, ATÉ O IMPÉRIO ROMANO TEVE SEU FIM. Indago a você, não é desespeiro, abandonar o seu candidato a Presidente, e trazer para o seu programa o candidato, que apoia Gaguim, em uma tentativa desesperada de tirar algum proveito ? Aquele não engana mais ninguem ! ! !
  • Saulo Póvoa | 10/09/2010 | 15:07
    Roberta, parabéns! Sua opinião é certíssima, nesses últimos 20 dias tenho andando de norte a sul, sudeste a sudoeste do nosso querido estado, nas ruas, jovens e adultos, a palavra é uma só. Vejo o que você descreve nesse artigo é a pura realidade, o sentimento do nosso povo esta registrado no coração. Nos últimos 8 anos, o Tocantins retrocedeu e não acompanhou o "boom" de investimentos que o Gov. Federal vem investindo na logística da nossa região, sem contar que a população foi pouco assistida nas ações sociais do Governo Estadual, governo "temporão" não é isso que a população espera. O sentimento esta gravado em cada cidadão tocantinese, e vai aflorar nas urnas como resposta ao retrocesso.
  • NONATO GOMES | 10/09/2010 | 15:00
    Roberta realmente essa materia retrata a verdade das ruas o POVO quer SIQUEIRA DE VOLTA....
  • reginaldo manoel de araujo | 10/09/2010 | 14:33
    Sou GAGUIM antes de tudo ,mas o comentário serve de lição de casa, senhores organizadores FORÇA DO POVO!
  • SOU SIQUEIRA ATÉ MORRER | 10/09/2010 | 14:27
    Essa Roberta Tum, é mesmo fora de sério! a Muié num é fraca não menino! Como diria o Charles do Pânico: AH! MULECA!!!!! AH! MULECA!!!!! Só lamento ela ter espantado o mosquito da berada do ZÓI dos vermelhos. Mas tem nada não. Nós só estamos de butuca, só observando. Principalmente o (povin) que dizem estar aderindo, mas que nós eleitor já descobrimos, quais métodos estão sendo utilizdos para essas adesões. Sabe o mal do besta? é acha que o eleitor tocantinense vai cair em outra daquelas e sermos desmoralizados lá no pleno do TSE, em que debocharam, riram da nossa cara, por causa de óculos a perder de vistas. Comida (Arnaldo Antunes, Marcelo Fromer e Sérgio Britto) bebida é água. comida é pasto. você tem sede de quê? você tem fome de quê? a gente não quer só comida, a gente quer comida, diversão e arte. a gente não quer só comida, a gente quer saída para qualquer parte a gente não quer só comida, a gente quer bebida, diversão, balé. a gente não quer só comida, a gente quer a vida como a vida quer. bebida é água. comida é pasto. você tem sede de quê? você tem fome de quê? a gente não quer só comer, a gente quer comer e quer fazer amor. a gente não quer só comer, a gente quer prazer pra aliviar a dor. a gente não quer só dinheiro, a gente quer dinheiro e felicidade. a gente não quer só dinheiro, a gente quer inteiro e não pela metade. bebida é água. comida é pasto. você tem sede de quê? você tem fome de quê?
  • Fernando Fillizola | 10/09/2010 | 14:23
    SONHEM!!!SONHEM POBRES SIQUEIRISTAS.VCS ACREDITAM EM REENCARNAÇÃO???POIS É, NA PRÓXIMA REENCARNAÇÃO ELE VAI VOLTAR COM TODO GÁS!!!POR QUE NÃO DIVULGARAM AS PESQUISAS???SE TIVESSE ÀS MIL MARAVILHAS VCS ACHAM QUE ELE NÃO ESTAMPARIA NOS MAIORES VEÍCULOS DE COMUNICAÇÃO???NUNCA VI NINGUEM ESCONDER RESULTADO DE PESQUISA PARA SI!!!UMA COISA É CERTA:A TUM É PERSPICAZ, SAGAZ...ELA GOSTA DE REPERCUSSÃO, POIS ISSO ATRAI LEITORES PARA SUA COLUNA, TA CERTA!!!EM ANALOGIA AO QUE ESCREVEU O JORNALISTA CARLOS CHAGAS COM RELAÇÃO À DILMA E SERRA, FAÇO MINHAS AS SUAS PALAVRAS:O SIQUEIRA SÓ GANHA A ELEIÇÃO SE HOUVER UMA HECATOMBE GAGUISTA!!!
  • SOU SIQUEIRA ATÉ A MORERRRR | 10/09/2010 | 14:17
    AFF!!!! ATÉ QUE EM FIM ALGUÉM VEIO A CONCORDAR CONOSCO! PENSEI ATÉ QUE EU ESTAVA FICANDO DOIDO. GENTE NÃO É POSSÍVEL, QUE SÓ EU ESTAVA VENDO A PREFERÊNCIA POR SIQUEIRA 45 NAS RUAS. PENSEI COMIGO MESMO E ATÉ COMENTANDO COM OUTROS AMIGOS QUE SÃO SIQUEIRISTAS, QUE NÓS VIMOS NAS RUAS O QUE A PESQUISA DOS VERMELHOS NÃO VIAM. GENTE, MAS TÁ NA CARA QUE SIQUEIRA ESTÁ DISPARADO. ESTAVA ALMOÇANDO NO BUTIQUIM DO COME OU MORRE, LÁ ENCONTREI UNS MOTOTAXISTAS, BRINCARAM COMIGO, PERGUNTANDO SE EU HAVIA AVERMELHADO, ME BENZI 3 VEZES. AH! ACABEI DANDO NOME AOS SANTOS. MAS CABE SALIENTAR AOS VERMELHOS QUE TEM MUITA GENTE AZUL, SÓ OBSERVANDO, COM UM DETALHE: ELES ESTÃO DISFARÇADOS DE VERMELHO. SE ISSO É BOM? ISSO É ÓTIMO. NOS AGUARDEM E VERÃO.
  • Antonio | 10/09/2010 | 14:15
    Para o bem geral do Estado de Tocantins, vem ai o nosso SIQUERIDO 45. É TUDO DE BOM, ver o Estado novamente em mãos RESPONSAVÉIS. Graças a Deus. Amém!
  • Carlos Morais Abreu | 10/09/2010 | 14:14
    ESSA COM CERTEZA VAI SER GAGUIM, EM NOME DE JESUS CRISTO, VOU CANTAR ESTA MÚSICA ABAIXO DA DAMARIS NO DIA 03/10 - SABOR DE MEL. O agir de Deus é lindo Na vida de quem é fiel No começo tem provas amargas Mas no fim tem o sabor do mel Eu nunca vi um escolhido sem resposta Porque em tudo Deus lhe mostra uma solução Até nas cinzas ele clama e Deus atende Lhe protege Lhe defende com as suas fortes mãos Você é um escolhido E a tua história não acaba aqui Você pode estar chorando agora Mas amanhã você irá sorrir. Deus vai te levantar das cinzas e do pó Deus vai cumprir tudo que tem te prometido Você vai ver a mão de Deus te exaltar Quem te vê há de falar Ele é mesmo escolhido. Vão dizer que você nasceu pra vencer Que já sabiam porque você Tinha mesmo cara de vencedor E que se Deus quer agir ninguém pode impedir Então você verá cumprir cada palavra Que o Senhor falou, Quem te viu passar na prova E não te ajudou Quando ver você na benção Vão se arrepender Vai estar entre a platéia E você no palco Vai olhar e ver Jesus brilhando em você Quem sabe no teu pensamento Você vai dizer Meu Deus como vale a pena A gente ser fiel Na verdade a minha prova Tinha um gosto amargo Mas minha vitória hoje Tem sabor de mel. Tem sabor de mel Tem sabor de mel A minha vitória hoje Tem sabor de mel.
  • Ta | 10/09/2010 | 14:08
    Sinceramente eu fico triste qndo algumas pessoas dizem q a eleição já está decidida, e fico mais triste ainda quando alguns eleitores me diz que Carlos Henrique Gaguim é o melhor Governador que nosso estado já teve. Meu caro eleitor como vcs podem avaliar um político dessa forma, pois tem pouco mais de 1 ano q Gaguim entrou no comando e ainda por cima foi praticamente em ano eleitoral!!! Eu me lembro que Gaguim qndo iniciou aquele programo "Acelera Tocantins" falou que ia levar uma clínica da mulher para cada município e uniforme escolar para cada estudante carente do estado. Gente eu moro no sudeste do estado e até hoje eu naum vi nada disso aki na região, não sei se chegou em outras região!!! Portanto pessoal, vamos olhar o que foi feito de 8 anos atrás pra cá e analisar quem merece nossos votos? Nesse período o estado foi destaque sim, mas nas capas das principais revistas e jornais, mas como um estado com maior numero de corrupção tanto é que o antigo governador do estado Marcelo Mirando foi cassado. Depois vcs olhem no site do Jornal Nacional e vejam uma reportagem dizendo que nosso estado é pior do Brasil em venda e compra de votos!!!
  • Emerson Henrique | 10/09/2010 | 14:07
    Me desculpe Roberta, mas se isso é imparcialidade, não quero nem saber o que seria parcialidade... É notória a falta de paixão de ambas as campanhas... Mas dizer que existe um claro crescimento de Siqueira nessa campanha?!?!? Isso sim é paixão! Seria isso pq não estamos vendo seu nome ser anunciado nos palanques de Gaguim como se tem visto ser anunciada nos palanques do Siqueira?!?!? Deixo aqui minhas indagações se, por acaso, se propor a responder.
  • Marcos | 10/09/2010 | 13:54
    PARABÉNS ROBERTA POR SER ESSA JORNALISTA CRÍTICA E POR TER FEITO ESSA MATERIA COM UMA VISÃO CLARA DA POLITICA NO TOCANTINS, POIS APESAR DE SERMOS DO NORTE DO BRASIL JÁ ESTAMOS MUDANDO A NOSSA CONCPÇÃO DE ELEITOR E COM CERTEZA QUE LEVA ESSA É QUEM MOSTRAR ALGO DIFERENTE, POIS O ELEITOR NÃO É MAIS REDUTOP DE POLITICO. PARABÉNS
  • Gilvan Nolêto | 10/09/2010 | 13:50
    Não da pra ficar apenas assistindo. Tenho que falar. Roberta, o que está acontecendo na campanha do Gaguim, que o jingle não empolga? Alô coordenadores de campanha!!! Já não basta o Eli Borges, Raul Filho e Jr Coimbra provocar desestímulo na militância indo apoiar João Ribeiro? Ah, e que saudades do Derval...aquele discurso empolga!
  • leonardo | 10/09/2010 | 13:37
    gostei muito da materia Roberta,isso mostra que nosso povo nao se vende, ao contrario de alguns que se dizem lideres politicos.Ninguem tira essa do Siqueira...
  • Renato Ticosky | 10/09/2010 | 13:35
    Parabéns Roberta Tum, isso sim e jornalismo sério. Falando a verdade que voce mesmo esta vendo com seus proprios olho. Sentindo a verdadeira pesquisa que e o calor do povo nas ruas. Você sim e uma jornalista coerente e democrata, pois desde o inicio da campanha vc nao tem puxado pro lado de ninguem, assim como alguns jornalista estão puxando pra base governista. Sua postura foi de uma excelente profissional
  • GISLENE FERNANDES | 10/09/2010 | 13:31
    Roberta Tum mais uma vez quero parabenizá-lá por este excelente artigo que vizibilidade otima vc tem de enchegar as coisas de longe, parabens... Roberta! realmente a campanha do governador atual esta sem paixão, os comissionados, militantes, funcionarios e etc estão perto do candidato porque estão ganhando, isso é mais que obvio. eles não estão com aquele entusiasmo igual tenho visto estampado no rosto dos siqueiristas. os gaguistas estacionaram, eles tem dinheiro, estao com a maquina na mão porem inda falta 22 dias. acorda alice... ninguem ganhou a eleição...
  • Jonny | 10/09/2010 | 13:28
    É minha carissima Roberta, suas avaliações são sensatas ebemabalisadas. Voce é uma excelente profissional e está bem inseridano contextopolítico tocantinense. Espero mesmo que a sua opinião aqui registrada sejaum marco para um novo horizonte que o Estado do Tocantins irá tomar sendo comandado por que tenha mais experiencia e menos chances de errar. Realmente, há muitos que se preocupam com o destino do Estado e há àqueles engajados no oba oba sem consequencis. Eu lendo o seu artigo, revi premonições certas e positivas, sobretudo com fatos novos que surgem para o candidato mais experiente. Que vença o melhor então!...
  • Ana Julia | 10/09/2010 | 12:45
    Roberta, é muito bom ler o que vc escreve. Independente do que acontece, sempre percebi que você não é tendenciosa, muito pelo contrário, vc explana o que realmente acontece. Quanto as eleições... Se por um lado, tem um certo abuso de poder aquisitivo, por outro temos pessoas compromissadas com os cidadãos e interessadas em fazer o bem para o povo!! Que é como deve ser o político! Deve pensar no POVO, e não tomar atitudes sem medidas, descabidas, e nojentas afim de ganhar a eleição. Ainda não está nada decidido, mas vejo que a maioria das pessoas cansaram de serem enganadas, cansaram de esmolas, e querem direitos iguais. Querem a mesma oportunidade que só alguns privilegiados hoje tem! Os eleitores de um canditado são apaixonados por ele, e os eleitores do outro, estão com ele por conveniência... e assim caminha o Tocantins, por enquanto encabeçando as piores listas do Brasil... Tenho a certeza de que dias melhores virão, e voltaremos a sentir orgulho de ser Tocantinense!
  • João Paulo | 10/09/2010 | 12:21
    Essa matéria deveria se chamar: Aviso aos Governistas.
  • Gilvan Nolêto | 10/09/2010 | 12:20
    Mais uma paulada certeira, Roberta! Parabéns! E você sabe de onde vem esse desestímulo? Da perda de identidade partidária. Alguns políticos "aliados" do Gaguim acharam que buscar "oxigênio" com João Ribeiro não afetaria em nada. Mas a dubiedade deles em acender duas velas está queimando a motivação de quem tem vergonha de pregar uma coisa e fazer outra, num piscar de olhos. Agora aguentem as consequências!
  • carlos capanela | 10/09/2010 | 12:20
    E fato incontestável. O telhado de vidro do candidato da situação não resiste e o outro, graças a um marketing forte, aproveita cada brecha. É guerra formidável e sem previsão de ganhador.
  • Gilene Aquino | 10/09/2010 | 12:13
    - Parabéns pelo o artigo! Achei de extrema inteligência e sabedoria nas palavras ditas. Afinal independete de quem esteja na frente , muitas águas rolaram. Sucesso! Gilene Aquino - Vereadora de Barrolândia-TO Beiijos!
  • joao Pedro Ávila | 10/09/2010 | 12:09
    Voltaaa SIQUEIRA ! liderança não carrega o povo ! o Tocantins inteiro já decidiu queremos SIQUEIRA de novo !
  • Robson Guedes | 10/09/2010 | 12:03
    Não tem quem tira essa do Siqueira!!!! O povo tá caladinho sendo humilhado nas secretária e obrigados a participar de reuniões e caminhadas. Mas na hora do voto não tem pressão que faça o povo não votar em Siqueira!
  • Arthur William | 10/09/2010 | 11:57
    É. Pensando por esse lado, o pessoal que vota no Siqueira tem muito mais afeição por ele do que o pessoal que vota no Gaguim. Quem vota no Gaguim, vota com medo de que o Siqueira retorne ao poder, e não porque gosta dele ou não. Eu por exemplo, vou votar no Gaguim, mas se tivesse outro candidato melhor, eu não votava era em nenhum dos dois. Nem Gaguim e nem Siqueira.
  • Baltazar Martins Rocha | 10/09/2010 | 11:55
    Cara Roberta,todos os dias faço de sua página meu informe cotidiano a respeito das noticias de nosso estado,já fiquei frustrado quando enviei comentários e não foram postados etc. Este seu comentário foi o melhor de todos englobando todos os tópicos que já escrevestes,pois concordo em numero,genero e grau com tudo aquilo que fora citado acima em seu texto.Sou morador de Paraíso,voto em Siqueira,adoro o pleito eleitoral e digo com toda certeza,que a equipe do atual Governador sentou em cima da vantagem(se é que ela existia)e esqueceu de trabalhar junto ao povo,deu prioridade a aquisição de lideranças(SE É QUE PODEMOS CHAMAR)neste momento creio que já é tarde,pois nas principais cidades acho que o Siqueira poderá ter difilcudades somente em Araguaína,pois no restante das nossas metropoles já era,então vai ficar provado que em eleições sérias quem realmente tem o poder é o povo,e não estas pessoas que se acham acima do bem e do mal,e tem mais um fato que vai pesar de maneira catastrófica em desfavor do Governador vai ser a eventual cassação do candidato a senador Marcelo Miranda,aí então será a gota dágua nesta eleição,parabéns pela matéria.
  • Ricardo dimitri | 10/09/2010 | 11:55
    É Roberta muito bom mesmo esse seu parecer! vc ta expressando o que vc ta vendo no Tocantins, ainda ñ tem nada garantido pelo lado A e B, entaõ ñao pode conta viltoria antes do tempo, acho que todos os Tocantinenses sabe que o melhor hoje para o Tocantins é o Velho que tem credibilidade por onde passa.
  • Antonio Casimiro | 10/09/2010 | 11:55
    A Ética Jornalística é o conjunto de normas e procedimentos éticos que regem a atividade do jornalismo. Ela se refere à conduta desejável esperada do profissional. Portanto, não deve ser confundida com a deontologia jornalística; ligada à dêontica, a deontologia se refere a uma série de obrigações e deveres que regem a profissão. Embora geralmente não institucionalizadas pelo Estado, estas normas são consolidadas em códigos de ética que variam de acordo com cada país. Atualmente, o jornalismo oscila entre a imagem romântica de árbitro social e porta-voz da "opinião pública" e a de empresa comercial sem escrúpulos que recorre a qualquer meio para chamar a atenção e multiplicar suas vendas, sobretudo com a intromissão em vidas privadas e a dimensão exagerada concedida a notícias escandalosas e policiais. Jornalismo é também definido como "a técnica de transmissão de informações a um público cujos componentes não são antecipadamente conhecidos". Este particular diferencia o Jornalismo das demais formas de comunicação. Atualmente, termo Jornalismo faz referência a todas as formas de comunicação pública de notícias e seus comentários e interpretações. O tipo de jornalismo de ética duvidosa ou contestável é chamado de imprensa marrom.
  • Daniel | 10/09/2010 | 11:46
    Bom dia!! Adorei seu comentario... o povo ja cansou de tantas corrupção... o povo quer saúde, educação e emprego!!!
  • ANA BORGES ( EX DEPUTADA . FEDERAL. ANA ALENCAR | 10/09/2010 | 11:37
    Cara Roberta Tum, à meses acompanho neste site o "MINHA OPNIÃO" quero parabenizá-la pela forma clara e direta com que você consegue captar sentimentos popular e pessoal e transformar em palavras. Além de grande jornalista, o seu diferencial é a humanização da matéria, que aproxima o leitor da realidade. O que escreveu hoje "Acorda alice ..., considero uma preciosidade, é o retrato fiel do sentimento das ruas, tanto nas grandes cidades com no interior, traduzindo na voz do povo : Essa eleição é uma luta entre Davi e Golias, mas que Davi vai vencer certamente, isso é bíblico!! ... Mais uma vez PARABENS!!!!!
  • Negre | 10/09/2010 | 11:35
    Pura verdade Roberta, é isso mesmo que esta acontecendo nas ruas e por onde ando, essa politica tá bem dividida. Creio que apartir de agora vai levar melhor quem tiver melhores propostas e mostrar confiabilidade aos eleitores.
  • edivam | 10/09/2010 | 11:29
    e pura verdade eu viajo no estado e tenho visto isso.
  • Andesron Matos Ribeiro | 10/09/2010 | 11:28
    Roberta aqui em Araguína Siqueira sem medo de erra ganha com folga! Sou enfermeiro, ando nas por toda cidade e o que vejo é uns votos pigados do Gaguim, o povão deseja a volta do Siqueira. Não sei como anda nas outras cidades, mas aqui o Siqueira tá bem na frente seu adversário!
  • Giovanni José da Silva | 10/09/2010 | 10:57
    Minha querida Roberta Tum, vc está perfeitamente certa em seu artigo, esta eleição será decidida em detalhes, penso eu que tem muita gente indecisa em relação ao seu voto, e que ainda tem muita "água prá correr debaixo da ponte". Portanto, quem realizar daqui em diante, uma campanha eficaz, ética, e principalmente compromissada com o povo vencerá as eleições. Dr. Giovanni José da Silva, Gurupi/TO, 10/09/10.
  • ju | 10/09/2010 | 10:52
    muito bom o texto, sobre o atual governador nota se que o povo nao tem mesmo paixao prova disso foi otem em guarai que na carriata foi muito mas muito pequena condirerando a do siqueira, e olha que dizem que guarai maioria é gaguim, acho que depois dos programas eleitoral o eleitor passou a observar melhor as propostas dos candidatos e a do siqueira tem mais qualidade. e sinceridade. o siqueira é o governador dos pobres.é guaguim dos ricos e só observar quem vai nos comicio do gaguim é quem tem medo de perder seus empregos.
  • bruno chaves | 10/09/2010 | 10:49
    brilhante seu comentorio... so se ganha eleição depois de 100% das urnas apuradas, por volta das 8 da noite de domingo da eleição.
  • Ronaldo | 10/09/2010 | 10:47
    Essa sua analise e "REAL" e "VERDADEIRA"...Meu voto e da minha familia acompanhara os mais de 2milhões de Brasileiros que assinaram o manifesto de "FICHA LIMPA"...Não posso ser contra ao clamor que veio das ruas..Quem é a composição ficha limpa para "GOVERNO" nesse estado?
  • o analista | 10/09/2010 | 10:41
    CARA ROBERTA VOCE COM SUA AGUÇADA SEMSSIBILIDADE DE ANÁLISE POLÍTICA ESTÁ SIMPLESMENTE DANDO UM DIAGNÓSDTICO PRECISO DO QUE ESTÁO CORRENDO. ESTÁ EMERGINDO UMA REAÇÃO EM CADEIA A FAVOR DA CANDIDATURA DO SIQUEIRA E ISSO A GENTE QUE CONHECE UM POUCO DE CAMPANHA PERCEBE CLARAMENTE OS SINAIS DESSE CRECIMENTO. EU PARTICULARMENTE ACHO QUE O ELEITOR ESTAVA MEIO DESCONFIADO DA FRAGILIDADE DO GOVERNADOR CARLOS GAGUIM EM RAZÃO DE PROPOR DEMAIS E ASSINAR ACORDOS COM OS MUNICIPIOS SEM QUE ESTES ACORDOS PUDESSEM SER CUMPRIDOS EM POUCO TEMPO. AS CAMPANHAS ATUAIS ESTÃO TENDO ESSE COMPORTAMENTO, TALVEZ PELA OPORTUNIDADE QUE O ELEITOR ESTÁ TENDO DE ACOMPANHAR EM TEMPO REAL PELA INTERNET OS ACONTECIMENTOS DE CADA LADO. NESTA RETA FINAL A AUTORIDADE E FIRMEZA DO EX GOVERNADOR SIQUEIRA ESTÁ PREVALECENDO. VOCE ACERTOU NA MOSCA.
  • Observador | 10/09/2010 | 10:40
    É roberta, eu concordo com vc, mas por que siqueira nao divulga para a imprensa o resultado da pesquisa VOX E IPESPE? si tivesse no mundo das maravilhas nao teria divulgado? como foi da outra vez q tinha "8" pontos na frente?
  • Alinny | 10/09/2010 | 10:37
    Parabéns Roberta gostei bastante da sua opinião. É visivel o crescimento de Siqueira nesses ultimos dias.Mas tmbm quero ressaltar que o amor pela campanha é demonstrada em cada olhar qnd o Siqueira começa a discurssar. Percebemos o olhar de esperança do eleitor.(Verdade seja dita)
  • nei salsicha | 10/09/2010 | 10:37
    parabens roberta, o povo nao e bobo a imagem do presidente lula nao colou na campanha de gaguim siqueira sosinho tem 40% de votos tem dois canditatos ao senado forte que tem o aval de lula enquanto gaguim tem um candidato ignorado pelo seu proprio partido e um ficha suja que vai ter seu registro cassado o que o proximo presidente precisa e a maioria no senado vicentinho e ribeiro sao dilma por isso nem dilma nem lula vem ao to. e a vitoria de siqueira e certa.
  • Valdete Gomes | 10/09/2010 | 10:27
    Parabéns Roberta, eu como eleitora tenho observado isso, eu penso que esta eleição ainda não está decidida. Até os comentários o que se percebe é sempre as mesmas pessoas disputando quem vai ganhar e cada um puxando para o lado do seu candidato. Eu já decicidi o meu voto e fico observando que o povo que acompanha o Governador é um grupo de pessoas vestidas de vermelho e com bandeiras ou seja, que estão sendo pagas para isso. nos comicios do Siqueira o povo vai por paixão. Eu voto em Siqueira não por paixão mas por acreditar que ele esta mais preparado, O governador exagera em tudo, isso assusta é 3mil maquinas, 2casas por hora, 139 clinicas da mulher, enquanto isso o estado esta afundando.
  • Glaucia | 10/09/2010 | 10:24
    Parabenizo a população Tocantinense, pois o retrato da política hoje é de um eleitor mais consciente que fica de longe analisando os fatos para decidir na hora certa. Sei que ainda tem os que se deixam encanar por liderança mais isso está mudando. Parabéns Tocantinenses.
  • Diamante | 10/09/2010 | 10:22
    Roberta! muito bem colocado o seu texto, serve até de alerta para ambos os lados, mas me responda uma coisa, de onde tu tirastes a ideia de empate técnico, qual a pesquisa aponta isso? isso na verdade não existe, a não ser que saibas de alguama pesquisa que ainda não foi puplicada.
  • Irazon Carlos | 10/09/2010 | 10:19
    Prezada Roberta, Bom dia, concordo plenamente com sua analise, aliás uma analise construtiva para os marqueteiros de plantão não tem nada decidido, mas como você bem colocou os governistas estão de braços cruzados esperando a vitória pensando que o jogo tá decidido, e o jogo como diz aquele ditado " só acaba com o apito final do juiz" nesse caso das eleições só termina com a apuração das urnas, voto a voto. Sou profissional liberal ando pelo estado todo e essa história de ter as lideranças, prefeitos vereadores não sei até que ponto surtem efeitos positivos, porque, infelizmente muitos deles estão de olho em 2011 em cargos, beneficios próprios e o povo que esta calejado de outras eleições esta analisando muito bem para dá o voto naquele que pode trazer maiores beneficios. A eleição não esta decidida ainda temos aproximadamente 20 dias pela frente. O canditado Gaguim estagnado nos 43% e o Siqueira encosta nele dia a dia, ou talvez já até ultrapassou, temos um número consideravel de indecisos e isso pode fazer a diferença na reta final. Você esta de parabéns, resido na região Sudeste em Taguatinga acompanho dia a dia seu site, está de parabéns e continue com sua analise clara e suscinta. Abraços, Irazon Carlos A Jr.
  • A. Senior | 10/09/2010 | 10:17
    EH APENAS OPINIAO, PORQUE NA VERDADE SIQUEIRA VEM CAINDO E GAGUIM SUBINDO EM TODAS AS PESQUISAS DE OPINIAO. ENTAO ALICE PODE ACORDAR ALIVIADA POIS A VITORIA TA GARANTIDA EH 15.
  • felicidade em pessoa | 10/09/2010 | 10:14
    querinda roberta quase nao consegui acabar de ler seu texto de tanta emoçao, até que enfim alguem viu o que tudo mundo está vento somos apaixonados por siqueira campos e nao e dinheiro, que vai fazer o povo desse estado lindo votar errado de novo.O amor por siqueira e visto na rua, eu tenho 27 anos e sou apaixonada por ele como politico, ele e ficha limpa trabalhador e fez esse estado com muita luta e ate greve de fome. o povo deve isso a ele,a idade dele nao e um fator negativo mais positivo pois mostrar sua força, eu com meus poucos anos nao tenho o pique dele. alguns o chamam de carrasco mas se voltamos na historia qualquer pessoa que fez alguma coisa pra mudar o mundo teve que em alguns momentos ser duro para que num futuro sonhos virassem realidade, e nem mesmo Deus consegui agradar todo mundo. volta siqueira pelo amor de Deus.
  • Ricardo Said | 10/09/2010 | 10:14
    Gostei muito de seu comentário, Roberta, sobretudo porque se parece muito com o que estamos vendo em Paraíso e Região.Tenho visto muita gente boa no "já ganhou" E COMO DIZIAM OS MAIS EXPERIENTES QUE NÓS, É CEDO: ELEIÇÃO E MINEIRAÇÃO, SÓ DEPOIS DA APURAÇÃO.Abçs.
  • JORGE LUIZ | 10/09/2010 | 10:06
    CONCORDO PLENAMENTE; O QUE EU VEJO PELO MENOS EM PALMAS É QUE O SIQUEIRA SUBIU MUITO NOS ÚLTIMOS DIAS, TODAS AS RODINHAS DE CONVERSA HOJE EM PALMAS NOTAMOS CLARAMENTE QUE SIQUEIRA É MAIORIA. SE FORMOS ANALISARMOS QUE JÁ ESTAMOS ENTRANDO NA RETA FINAL A PROBABILIDADE É BEM MAIOR A FAVOR DA OPOSIÇÃO!!! EU PARTICULARMENTE JÁ ACHO QUE A TENDÊNCIA É AUMENTAR O FAVORITISMO COM RELAÇÃO A SIQUEIRA!!! ISTO BASEADO NO QUE VEJO NAS RUAS!!! PARABÉNS ROBERTA O SEU SITE ESTÁ BOMBANDO!!!!!!!!!
  • kassia | 10/09/2010 | 09:56
    Otimo texto parabens
  • Carlos Morais Abreu | 10/09/2010 | 09:48
    Cara Roberta, vou falar aqui e pode anotar, que a diferença de gaguim para siqueira será de 80 mil votos de frente..
  • Jonas | 10/09/2010 | 09:48
    Voto no Gaguim, mas tenho que concordar com esse comentário, o povo do Gaguim relaxou e deixou de fazer a campanha com humildade...assim como fez no inicio..
  • Taty Nunes | 10/09/2010 | 09:41
    Quero parabenizar a grande jornalista Roberta Tum pelo seu artigo, muito bem feito. É verdade Roberta, os candidatos tem que abrir o olho e parar de correr atrás de lideranças, tem que correr atrás é do povo, pq liderança não elege ninguem, quem elege é o povo. Abram o olho, não contem vitória, Siqueira é forte e tem seus eleitores que não o abandonam e esses eleitores são fieis e apaixonado por quem muito ja fez pelo nosso estado.
  • maria | 10/09/2010 | 09:41
    cara roberta cada dia que passa passo a admira-la mais,vc tem visão,vejo sua imparcialidade vc esta de parabéns seu site é serio e tem credibilidade,na matéria no comicio em taquaruçu onde o senhor prefeito de palmas e o candidato a senador paulo mourão estavam se alfinetando so o seu site colocou os fatos ocorridos em cima do palanque,o outro site so colocou o que o prefeito de palmas falou mal de siqueira,então roberta vc está de parabéns da para perceber que vc esta do lado da verdade e não tem medo de escrever o que acontece nos bastidores da politica de verdade ao contrário de outros,passei a acessar somente o seu site pela sua postura de jornalista séria,parabéns,continue assim...
  • Silva | 10/09/2010 | 09:37
    Muito bem Roberta! Nenhum time ganha antes do juiz apitar o fim do jogo. Nós eleitores que seja de Gaguim ou de Siqueira, é que vamos dar o apito final!

Outras opiniões

  • Coperfrigu
  • Nacim
  • Band
  • Twitter
  • sudeste hoje
© Copyright 2012 - ROBERTATUM.COM.BR. (63) 3224-8117 - contato@robertatum.com.br
Desenvolvido por ConsulteWare e Rogério Carneiro